Quinta-feira, Maio 16, 2024
17.8 C
Lisboa
More

    O dia que mudou o mundo ainda é uma ferida por sarar 18 anos depois

    Notícias ao Minuto| Fábio Nunes

    Como é habitual a efeméride do 11 de Setembro será marcada por cerimónias de homenagem às vítimas nos Estados Unidos, numa altura em que cada vez mais norte-americanos tomam consciência do sofrimento dos heróis desse trágico dia em 2001: os bombeiros, polícias, paramédicos e outros que se prontificaram para ajudar.

    Já passaram 18 anos desde o 11 de Setembro de 2001, um dia que ficará marcado a negro na história mundial e que reescreveu a história que anos depois vários alunos aprendem nas escolas por todo o globo.

    O 11 de Setembro não mudou só os Estados Unidos, mudou o mundo. As ramificações dos ataques terroristas ao World Trade Center, ao Pentágono e a um potencial ataque à Casa Branca (o avião foi desviado pelos passageiros e caiu na Pensilvânia) são muito extensas e alteraram a sociedade global.

    O sofrimento e o luto do povo norte-americano tinham de ter uma resposta e a resposta da cúpula de Washington foi uma guerra no Afeganistão e a invasão do Iraque. Desde então, o Médio Oriente tem estado em polvorosa e tem sido marcado por uma série de conflitos, que ainda se fazem sentir.

    O dia de hoje vai ficar marcado por diversas cerimónias nos Estados Unidos para recordar as quase três mil pessoas que perderam a vida no 11 de Setembro. Donald Trump vai estar no Pentágono, assim como George W. Bush, o presidente na altura dos ataques.

    Todos os anos também são recordados os esforços heróicos e altruístas daqueles que não pensaram duas vezes e dirigiram-se para o World Trade Center para tentar salvar vidas e ajudar de alguma maneira. Bombeiros, polícias, paramédicos, voluntários que nos dias seguintes procuraram sobreviventes nos escombros.

    O custo desse gesto começou a surgir anos depois. Muitos foram afetados por doenças relacionadas com as operações de resgate e os trabalhos nos escombros das estruturas das duas torres, a exposição às toxinas naquele local.

    Atualmente, parece haver uma consciencialização cada vez maior da sociedade norte-americana para estes heróis e para o seu sofrimento, motivada pela questão do fundo de compensação para as pessoas com problemas de saúde relacionados com o 11 de Setembro. O Congresso não os deixou cair e este verão aprovou legislação para garantir que o fundo não se vai esgotar.

    Ficam as imagens que mostram o desaparecimento das duas torres icónicas de Nova Iorque, o sofrimento de quem assistia impotente, do caos e de quem conseguiu sobreviver ao dia que jamais será esquecido.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Excesso de capacidade na indústria siderúrgica da China se espalha para os mercados de exportação

    Uma investigação do Ministério do Comércio da Tailândia poderá ampliar as medidas anti-dumping contra bobinas de aço laminadas a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema