Quinta-feira, Maio 16, 2024
17.8 C
Lisboa
More

    UE nega participar da coligação dos EUA no estreito de Ormuz

    A União Europeia não participa das negociações dos Estados Unidos com países europeus para a criação de uma coligação para patrulhar o Estreito de Ormuz, disse nesta quarta-feira o porta-voz da Comissão Europeia para o Desenvolvimento e Cooperação Internacional, Carlos Martín Ruiz de Gordejuela.

    Em 22 de julho, Washington declarou a intenção de criar uma coligação para patrulhar o estreito de Ormuz, que liga o golfo Pérsico e o golfo de Omã. Washington enviou convites ao Reino Unido, França, Alemanha, Noruega, Japão, Coreia do Sul e Austrália para se juntar à iniciativa.

    “Acompanhamos a situação e pedimos moderação máxima e redução da escalada (das tensões), mas com relação às negociações, a União Europeia, como tal, não faz parte delas”, disse o porta-voz sobre a iniciativa norte-americana referente ao estreito de Ormuz.

    Segundo a Sputnik, as primeiras propostas para integrar a coligação foram feitas pelos EUA no final de Junho durante as consultas ministeriais com os aliados da OTAN em Bruxelas.

    Por outro lado, a França, o Reino Unido e a Alemanha pretendem lançar “uma iniciativa europeia” para garantir a segurança marítima no golfo Pérsico.

    As discussões sobre uma missão naval conjunta para proteger navios comerciais na área começaram depois do Irão ter detido o petroleiro Stena Impero, que navegava sob a bandeira britânica no estreito de Ormuz.

    Como Teerão reconheceu, Stena Impero foi preso em resposta à prisão de Grace 1, o petroleiro que foi detido no início deste mês em Gibraltar com um carregamento de petróleo iraniano.

    Para o presidente do Irão, Hassan Rouhani, a presença de forças estrangeiras no golfo Pérsico é a principal causa das tensões regionais.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Excesso de capacidade na indústria siderúrgica da China se espalha para os mercados de exportação

    Uma investigação do Ministério do Comércio da Tailândia poderá ampliar as medidas anti-dumping contra bobinas de aço laminadas a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema