Quinta-feira, Maio 16, 2024
17.8 C
Lisboa
More

    Igape entra no capital social na Recredit

    O Instituto de Gestão de Activos do Estado (Igape) faz parte da estrutura accionista da Recredit, com uma participação de 5% do capital social, o que transforma esta instituição de sociedade unipessoal anónima para pluripessoal.

    Com a entrada do Igape na estrutura societária, essa instituição de recuperação do crédito mal parado do banco BPC agora é transformada em Recredit- Gestão de Activos S.A, de acordo com o despacho presidencial publicado em Diário da República, de 22 de Julho, a que Angop teve acesso nesta quarta-feira.

    Com essa transformação, a Recredit-Gestão de Activos S.A passa a dedicar-se de modo exclusivo e com o propósito especifico de gerir activos financeiros do Banco de Poupança e Crédito (BPC), adquirindo-os pelo seu justo valor de mercado e, acessoriamente, a gestão de activos de participações financeiras e de patrimónios cuja titularidade lhe advenha do seu objecto principal com vista à sua alienação.

    O despacho presidencial autoriza a constituição de um Comité de Estratégia e Monitorização, órgão colegial de controlo do Conselho de Administração na condução do plano e actos de gestão.

    Este comité, de acordo com o documento, deve emitir pareceres sobre a aquisição e reuperação de crédito malparado, assim como a gestão de activos.

    O referido comité será presidido pelo ministro das Finanças e integram o presidente das Associação Angolana dos Bancos (ABANC) e o presidente da Comissão de Mercados de Capitais (CMC).

    A Recredit-Gestão de Activos passa a participar dos encontros, mas como convidado.

    Quanto a Recredit-Gestão de Activos S.A é autorizada a adoptar como modelo de contabilidade, as normas internacionais de contabilidade de relato financeiro IAS/IFRS, ferramentas consideradas adequadas para o registo dos créditos malparados e para constituição de imparidades, com efeito a partir do exercício fiscal de 2019.

    Na fase de negociação, a Recredit- Gestão de Activos S.A é autorizada a celebrar acordos para o ajuste do montante em divida, sempre e desde que devidamente fundamentado, atendendo o ajuste do montante em dívida, que deve ser feito em função da análise de cada processo de crédito.

    Avaliar a solvabilidade do devedor com base em informação completa, actualizada e fiável, suportada por documentos que os comprovem, são entre outras tarefas encarregues à Recredit-Gestão de Activos S.A

    A Recredit foi criada em 2017 para gerir crédito malparado da banca pública angolana.

    O Estado, em 2017, concedeu dois mil milhões de dólares à empresa Recredit – Gestão de Activos SA, para comprar os créditos malparados da banca nacional e, com isso, facilitar a recuperação da economia.

    Em 2018 o crédito malparado na banca nacional atingiu os 28,3%.

    O total de empréstimos em 2018 chegou a 4,16 biliões de kwanzas, o que equivale a 11,7 mil milhões de euros ao câmbio da altura, dos quais 3,33 mil milhões de euros eram relativos a crédito malparado.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Excesso de capacidade na indústria siderúrgica da China se espalha para os mercados de exportação

    Uma investigação do Ministério do Comércio da Tailândia poderá ampliar as medidas anti-dumping contra bobinas de aço laminadas a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema