Quinta-feira, Maio 16, 2024
14.3 C
Lisboa
More

    Liga Campeões: REAL MADRID É CAMPEÃO EUROPEU

    Vitória sobre o At. Madrid nas grandes penalidades.

    O Real Madrid conquistou a 11ª primeira Liga dos Campeões da sua história, ao vencer o At. Madrid nos penaltis.

    Sergio Ramos colocou o Real Madrid na frente aos 15 minutos, mas o Atlético reagiu e chegou ao golo do empate aos 82 minutos, marcado por Ferreira Carrasco.

    Os portugueses Cristiano Ronaldo e Pepe foram titulares no Real Madrid e Tiago ficou no banco do At. Madrid.

    A «Undécima» chegou na bota direita de Cristiano Ronaldo, a 9,15 metros de Jan Oblak. Desempate por grandes penalidades, quinto pontapé batido pelo português, bola na baliza do Atlético. Lágrimas «colchoneras», euforia «blanca», o Real Madrid volta a ser o senhor da Europa.

    Final dura, intensa, nem sempre bem jogada, com nível artístico médio/baixo, de resto. Nada que preocupe Zizou Zidane e o império Real, claro, pois a velha máxima é para ser seguida até ao máximo do seu sentido: as finais jogam-se para ganhar, seja nos 90 minutos, no prolongamento ou nos penáltis.

    Preocupação merece, sim, a exibição de Cristiano Ronaldo. Sem explosão, sem capacidade para decidir, sem fazer as monstruosidades a que nos habituou. Aparentemente limitado fisicamente, surgiu num par de ocasiões pela esquerda e num remate às luvas de Jan Oblak.

    Tão perto do Campeonato da Europa, é impossível achar normal a exibição deste extraordinário futebolista. E logo numa final da Liga dos Campeões, um jogo à dimensão do talento de Ronaldo. Valeu o simbolismo do derradeiro penálti, da responsabilidade de CR7.

    Melhor, bem melhor, esteve outro atleta de sangue lusitano. Yannick Ferreira-Carrasco, lançado por Diego Simeone ao intervalo, mexeu com a apatia «colchonera» e tomou de assalto a ditadura «blanca» vigente durante o primeiro tempo, praticamente sem focos de resistência.

    FICHA DE JOGO E A FINAL SEGUIDA AO MINUTO

    El Cholo mudou o desenho do Atlético de um previsível 4x4x2 para um venenoso 4x3x3. Griezmann numa ala, Carrasco noutra, Torres no meio. A colocação das pedras obrigou a alterar as movimentações e as dinâmicas do jogo, e o Real Madrid não reagiu nada bem.

    Durante 20/25 minutos, o Atlético sufocou o Real e falhou uma grande penalidade. Antoine Griezmann fuzilou a barra de Keylor Navas, após falta de Pepe sobre Fernando Torres na área do Real.

    E quando a tempestade se parecia afastar da área «merengue», com o relógio a correr a favor das pretensões de Zinedine Zidane, o Atlético chega ao empate. Dez minutos para os 90, bola na direita, cruzamento fantástico de Juanfran e emenda de primeira de Ferreira-Carrasco, o internacional belga filho de mãe portuguesa.

    Isto já depois de Jan Oblak, um cubo de gelo com luvas e chuteiras, ter salvo o Atlético duas vezes. Primeiro a parar uma bomba de Benzema e depois a sair corajoso aos pés de Cristiano Ronaldo. Exemplar, um guarda-redes soberbo.

    1-1, tudo para o prolongamento, quando o Real já esgotara as substituições – Carvajal saiu lesionado, Kroos e Benzema também foram substituídos – e o Atlético com muito para decidir ainda a partir do banco de suplentes.

    Nada feito, porém, apesar de ténues tentativas de parte a parte. A final de San Siro foi para grandes penalidades e nesses instantes decisivos o único a falhar foi Juanfran. Um fardo demasiado grande para o honrado lateral carregar nos próximos dias.

    Notas finais: exibições gigantescas de Casemiro (ex-FC Porto) e Savic, dois atletas menos mediáticos mas capazes de apresentar extraordinários níveis competitivos.

    A Europa gosta do Real Madrid, o Real Madrid gosta da Europa. Uma conquista à medida da História blanca. (Mais Futebol)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Excesso de capacidade na indústria siderúrgica da China se espalha para os mercados de exportação

    Uma investigação do Ministério do Comércio da Tailândia poderá ampliar as medidas anti-dumping contra bobinas de aço laminadas a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema