Segunda-feira, Maio 20, 2024
19.7 C
Lisboa
More

    Suíça: CPLP reitera compromisso com a promoção e proteccção dos direitos humanos

    Vice ministro da justiça de Moçambique, Joaquim Veríssimo (Foto: Tito Gourgel)
    Vice ministro da justiça de Moçambique, Joaquim Veríssimo (Foto: Tito Gourgel)

    A Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) reiterou hoje, quarta-feira, em Genebra (Suíça), o reforço do compromisso para com a promoção e protecção dos direitos humanos fundamentais, no seu espaço, bem como a nível internacional, após a adopção em 2013 de uma Resolução a esse respeito.

    Este pronunciamento foi feito pelo vice-ministro da justiça, assuntos constitucionais e religiosos de Moçambique, Joaquim Veríssimo, em nome da CPLP, durante a 28ª Sessão do Conselho dos Direitos humanos.

    Acrescentou que a Comunidade valoriza e tenciona reforçar, nesse quadro, o seu relacionamento com as Nações Unidas.

    Na declaração, a CPLP valoriza também, e muito particular, o Conselho dos Direitos Humanos, o seu importante Mecanismo de Exame Periódico Universal , os seus Titulares de Procedimentos Especiais, assim como dos órgãos dos Tratados, cujo trabalho tem contribuído de forma decisiva para a promoção e protecção dos direitos humanos no Mundo.

    O Conselho de Ministros da CPLP, segundo a declaração, adoptou em Junho de 2003, uma Resolução sobre Direitos Humanos e Abolição da Pena de Morte, que constitui um dos textos fundamentais da Comunidade e que expressa o seu compromisso em envidar todos os esforços para a abolição universal da pena capital, da tortura e outras penas ou tratamentos cruéis, desumanos e degradantes.

    Neste particular, indica que todos Estados membros da CPLP já aboliram a pena de morte, à excepção da Guiné Equatorial, o mais novo membro da Comunidade que, à luz dos princípios da CPLP, já desencadeou acções nessa perspectiva.

    Os Estados membros da CPLP, de acordo com a declaração, têm posto em prática diversas acções que reflectem aquele que tem sido o compromisso com a protecção das pessoas mais vulneráveis, e adoptou medidas de protecção dos direitos da criança, de luta contra a violência de género, de promoção dos direitos das pessoas com deficiência, de combate à pobreza e direito à saúde.

    A CPLP tem também reiterado a importância do direito humano à alimentação adequada e aprofundado os esforços com vista a garantir a segurança alimentar no seus Estados membros, bem como se empenhado no domínio da cooperação para o desenvolvimento e na promoção dos direitos económicos, sociais e culturais.

    A declaração conclui que a CPLP orgulha-se de ter hoje constituída, com o apoio do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, uma Rede de Provedores de Justiça, Comissões Nacionais de Direitos Humanos e demais Instituições Nacionais de Direitos Humanos da Comunidade.

    A 28ª Sessão do Conselho dos Direitos Humanos que teve início segunda-feira, e cujo Segmento de Alto Nível termina hoje, prossegue os seus trabalhos até ao próximo dia 27, com a discussão de diversos temas em torno da situação dos direitos humanos no Mundo. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Os EUA pretendem remodelar as cadeias de abastecimento globais na Ásia, e a China contorna isso com investimentos em países asiáticos

    Os aumentos tarifários do presidente Joe Biden sobre uma série de importações chinesas são apenas as últimas medidas dos...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema