Quinta-feira, Maio 16, 2024
13.5 C
Lisboa
More

    RDC anuncia ofensiva contra rebeldes de Ruanda

    (AFP)
    (AFP)

    O Exército da República Democrática do Congo (RDC) anunciou nesta quinta-feira o início de uma ofensiva terrestre contra rebeldes hutus ruandeses no leste da RDC, sem a colaboração das Nações Unidas como o planejado.

    “Lançamos hoje novas operações contra as FDLR”, declarou o general Didier Etumba em Beni, no norte da província de Kivu do Norte, referindo-se aos rebeldes das Forças Democráticas de Libertação de Ruanda.

    “É uma operação das FARDC,” as forças armadas da República Democrática do Congo, disse Etumba.

    “Esta não é uma operação conjunta entre as FARDC e a MONUSCO. As FARDC planejou tudo”, confirmou o general brasileiro Carlos Alberto dos Santos, comandante da MONUSCO, a missão da ONU na RDC.

    Os rebeldes das FDLR tinham até 2 de Janeiro para entregar as armas e render-se, um ultimato imposto pela ONU e líderes africanos.

    Depois da expiração deste ultimato sem resposta das FDLR, a ONU esperava que o presidente da República Democrática do Congo, Joseph Kabila, autorizasse um plano conjunto para lançar uma operação militar no leste do país e expulsar os rebeldes ruandeses.

    No entanto, de acordo com uma fonte militar, o presidente não assinou a ordem de atacar conforme este plano.

    Vários líderes das FDLR são acusados de envolvimento no genocídio de 1994 contra os tutsis em Ruanda. Hoje estima-se que cerca de 1.500 combatentes estejam escondidos nas montanhas do leste do Congo, na fronteira entre Ruanda e Burundi.

    A missão da ONU no Congo, presente desde 1999, é uma das mais importantes do mundo, com mais de 25.600 funcionários, 21.200 soldados, observadores, militares e policiais, e mais de 4.000 civis. (afp.com)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Excesso de capacidade na indústria siderúrgica da China se espalha para os mercados de exportação

    Uma investigação do Ministério do Comércio da Tailândia poderá ampliar as medidas anti-dumping contra bobinas de aço laminadas a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema