Segunda-feira, Maio 20, 2024
13.9 C
Lisboa
More

    Cultura e direitos de autor debatido em Benguela

    Participantes ao workshop sobre a cultura e o direito do autor (Foto: Rosário Miranda)
    Participantes ao workshop sobre a cultura e o direito do autor (Foto: Rosário Miranda)

    Um workshop sobre cultura e direitos do autor em Angola decorre hoje (terça-feira), em Benguela, numa iniciativa da União Nacional de Artistas e Compositores (UNAC), com o apoio da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) e da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA).

    Subordinado ao tema “Como desenvolver o presente e assegurar o futuro-o papel da UNAC”, o encontro, que se insere no âmbito de um acordo assinado em Julho com a SPA e OMPI, visa divulgar os direitos de autores e sensibilizar os titulares de direito, utentes e a sociedade em geral sobre a pertinência da introdução dos mecanismos para a sua gestão em Angola.

    Durante o workshop que termina ainda hoje, os participantes vão debater temas sobre “O papel de uma entidade de gestão colectiva na defesa dos autores”, “Convenção de Berna-princípios básicos do Direito de Autor (o que é? Para que serve? Porque existe?)” e “A criação e o desenvolvimento de uma entidade de gestão colectiva de direitos de autor e conexos”.

    Também vão ser afloradas questões relacionadas com “O funcionamento de uma entidade de gestão colectiva: questões operacionais, áreas críticas e cobertura territorial”, “A gestão informática do reportório protegido”, “Os diferentes tipos de licenciamento”, “Regulamento e tabelas de distribuição de direitos” e “Aplicação prática das tabelas de cobrança e distribuição”.

    A acção de formação, orientada por especialistas da Sociedade Portuguesa de Autores, é dirigida a dirigentes da UNAC, bem como a autores, intérpretes, instrumentistas, produtores, editores de fonogramas ou audiovisuais, jornalistas culturais e econômicos, professores e estudantes universitários, deputados e dirigentes dos Ministérios da Cultura, do Interior e do Turismo.

    Ao discursar na abertura do fórum, o vice-governador de Benguela para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas, Victor Moita, sublinhou a necessidade de uma sociedade que defenda seus autores, garantido com transparência e competência que estes possam receber os rendimentos a que têm direito, de acordo com as normas internacionais.

    Para o responsável, com este workshop, inicia-se um novo capítulo na história de Angola, daí a importância da busca de mecanismos para que os criadores usufruam dos resultados do seu talento, ultrapassando as dificuldades materiais que têm estado a viver ultimamente.

    “A cultura enquanto alicerce do passado e futuro dos povos pode desempenhar um papel fundamental na estratégia de desenvolvimento de Angola”, concluiu o vice-governador. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Os EUA pretendem remodelar as cadeias de abastecimento globais na Ásia, e a China contorna isso com investimentos em países asiáticos

    Os aumentos tarifários do presidente Joe Biden sobre uma série de importações chinesas são apenas as últimas medidas dos...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema