Quinta-feira, Maio 16, 2024
17.8 C
Lisboa
More

    Cabo Verde: MpD defende pacto de regime para reformas institucionais e estruturais

    (Foto: D.R.)
    (Foto: D.R.)

    O vice-presidente do MpD, Olavo Correia, disse que o Governo deve começar a ouvir as propostas da oposição tendo em conta a necessidade de se inverter o caminho em que se encontra o país, marcado, na sua opinião, por indicadores “bastante negativos”.

    Numa conferência de imprensa para comentar os últimos relatórios do Banco de Cabo Verde sobre Política Monetária, da Unidade de Acompanhamento Macro-económico e da Missão do Grupo de Apoio Orçamental, aquele dirigente do maior partido da oposição defendeu, também, a necessidade de estabelecimento de um pacto de regime que priorize a realização de reformas institucionais e estruturais tendentes a aumentar a competitividade do país e a revitalizar a economia.

    Para recolocar Cabo Verde no caminho da competitividade, do crescimento económico e da recuperação dos bons indicadores sociais, são necessárias reformas institucionais e estruturais, de acordo com Olavo Correia, que avançou algumas das propostas já idealizadas pelo MpD

    “A criação de um conselho das finanças públicas, a melhoria do funcionamento do Instituto Nacional de Estatística e do Tribunal de Contas, são medidas no plano institucional. Mas ao mesmo tempo, o MpD propõe reformas estruturais nos domínios da fiscalidade, laboral, do sistema educativo, por forma a que possamos construir factores de competitividade e aumentarmos o potencial de crescimento da economia cabo-verdiana”, apontou.

    Pela sua dimensão e alcance, as reformas estruturais ultrapassam a vigência de um mandato Governamental, segundo o vice-presidente do MpD, para quem só há um caminho para se atingir esse objectivo

    “Se nós quisermos introduzir reformas estruturais, com consistência, com menor custo e com maior garantia de sucesso, tem que haver tem de haver um acordo de regime entre os partidos do arco do poder, caso contrário, podemos estar a introduzir elementos de instabilidade que têm custos sociais e políticos que nós podemos evitar. É esta proposta que nós estamos a fazer ao PAICV”, esclareceu.

    O MpD está inteiramente disponível para discutir com o Governo um programa de reformas estruturais sancionado por um pacto de regime, mas é necessário, segundo Olavo Correia, ir avançando com medidas institucionais específicas e urgentes, como é o caso da criação de um Observatório Nacional da Competitividade

    “Cabo Verde tem condições, tem instituições que podem construir o seu próprio indicador de competitividade, que vai permitir aos agentes acompanhar a evolução da competitividade em Cabo Verde e permitir a adopção de medidas em tempo oportuno”, alegou.

    Na conferência de imprensa desta terça-feira, 29, Olavo Correia voltou a manifestar a preocupação do MpD em relação ao nível de endividamento do Estado de Cabo Verde, defendendo a necessidade de medidas, nomeadamente de alcance económico e com impacto na produtividade, que assegurem ao país os meios para honrar, de forma sustentada, os seus compromissos. (anacao.cv)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Excesso de capacidade na indústria siderúrgica da China se espalha para os mercados de exportação

    Uma investigação do Ministério do Comércio da Tailândia poderá ampliar as medidas anti-dumping contra bobinas de aço laminadas a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema