Sexta-feira, Maio 17, 2024
19.2 C
Lisboa
More

    Zaire: Administrador denuncia vandalização das torres de energia do ciclo combinado

    O administrador municipal do Nzeto, província do Zaire, Jeremias Timóteo, denunciou hoje, terça-feira, que elementos desconhecidos pilharam, há dias, cabos de cobre que sustentam em terra as torres de transporte de energia eléctrica do projecto do ciclo combinado instaladas no troço Soyo/Nzeto/Luanda.

    Em declarações à Angop, o responsável admitiu a possibilidade da existência de uma rede de malfeitores devidamente organizada, que se dedica ao roubo e à comercialização dos fios de cobre que sustentam as torres instaladas no referido itinerário.

    Segundo disse, numa vistoria efectuada na semana passada pela empresa chinesa encarregue na construção da linha de transporte de energia de alta tensão neste troço, verificou-se que cerca de 40 torres ficaram sem os fios de sustentação em terra, fruto desta acção dos meliantes.

    “No meu entender, estamos perante uma rede de malfeitores que se dedica ao extravio e comercialização deste material, dada a frequência e a quantidade que tem sido retirada”, alegou, para quem os prejuízos materiais causados por esta acção estão ainda por avaliar pela empresa responsável.

    Enquanto isso, Jeremias Timóteo informou que fruto das investigações levadas a cabo pelos serviços afins na localidade, foi possível deter um dos supostos autores desta acção criminosa. “Prosseguem as investigações para o desmantelamento da quadrilha”, assegurou.

    Assegurou que medidas foram já accionadas para desencorajar tais procedimentos, como o reforço da guarnição e iluminação no perímetro das duas subestações de energia eléctrica em construção na localidade.

    Apelou a população local a denunciar estas e outras práticas anti-sociais, devendo os cidadãos colaborar na materialização deste projecto que deverá resolver definitivamente a problemática da energia eléctrica da região e concorrer para a sua industrialização.

    A central a gás do ciclo combinado do Soyo está projectada para a geração de 750 Megawwats de energia eléctrica para a província e o país, numa primeira fase, cujo arranque está previsto para 2017.

    Para o efeito, uma subestação de alta tensão que vai assegurar a distribuição da energia para Luanda e outras localidades da província do Zaire está a ser concluída na periferia da vila do Nzeto, assim como uma outra de baixa tensão que vai atender o referido município.

    No troço Soyo/Nzeto/Capari/Luanda, num percurso de aproximadamente 400 quilómetros, foram montadas torres geminadas de transporte de electricidade, estando em curso o mesmo trabalho no itinerário Nzeto/Mbanza Congo. (ANGOP)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TSE suspende julgamento de ações que pedem cassação de Moro por atos na pré-campanha em 2022; caso será retomado na 3ª

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu nesta quinta-feira o julgamento das ações que pedem a cassação do senador Sergio...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema