Quinta-feira, Maio 16, 2024
17.8 C
Lisboa
More

    Workshop sobre protocolo de eliminação do comércio ilícito de tabaco destaque social

    A realização nesta semana do “Workshop sobre o protocolo de eliminação do comércio ilícito de tabaco em Angola”, cujo objectivo especifico é aumentar a advocacia para o reforço do cumprimento dos compromissos do país, para com o protocolo, constituiu destaque do noticiário social da semana que termina hoje, sábado.

    Na ocasião, o secretário de Estado da Saúde, Eleutério Hivilikwa, afirmou, em Luanda, que o tabaco causa enfermidades como cancro, ataques cardíacos e respiratórios e o seu consumo deriva ainda outras ramificações como o bloqueio do desenvolvimento e o aumento da pobreza.

    Já o representante da Organização Mundial da Saúde (OMS), Javier Aramburu, disse que aplicação de medidas para a eliminação do comércio ilícito do tabaco é uma obrigação para todos os países membros signatários da Convenção Quadro contra o Tabagismo, cuja ratificação tem a força de um tratado internacional.

    A luz do artigo 15º da Convenção, os países signatários reconhecem que a eliminação de todas as formas de comércio ilícito de produtos de tabaco é uma componente essencial da luta contra o tabagismo.

    Mereceu também destaque da semana, a realização, em Luanda, desde 11 do mês em curso, no Instituto de Formação e Administração Local (IFAL), no Morro Bento, de uma Conferência Central de África, da Igreja Metodista Unida, com encerramento previsto para o dia a 14.

    O evento decorre sob o lema “O facto de teres sido negado por uma pessoa não significa que neste mundo todos te vão negar, olha para o outro lado e verás que há alguém chamando por ti. Não perca a esperança de sorrir”.

    Na abertura, o bispo da Igreja Metodista Unida, Gaspar João Domingos, considerou ser um prestígio Angola acolher, pela segunda vez, a conferência Central de África que vai fazer o balanço do quadriénio, reflectir sobre as decisões tomadas na reunião anterior e criar novas estratégias de trabalho para os próximos quatro anos.

    Participam do evento, setenta delegados de cinco Conferências Anuais, nomeadamente Zimbabwé, Moçambique, Congo, Malawi, Quénia e Burundi e corpo Clérigo das mais variadas instituições religiosas em Angola.

    Foi também noticiado nesta semana, a comemoração do Dia Internacional da Juventude, assinalado a 12 de Agosto do corrente mês, sob tema “O caminho para 2030: erradicando a pobreza e alcançando a Produção e Consumo Sustentáveis” .

    Quinta-feira, uma delegação do Ministério da Saúde, chefiada pelo seu titular, Luís Gomes Sambo, inteirou-se do funcionamento das unidades sanitárias nos municípios do Nzeto e Tomboco, em trânsito para a cidade de Mbanza Congo, última etapa da visita de dois dias à província do Zaire.

    O ministro da Saúde, Luís Gomes Sambo, reconheceu, sexta-feira, em Mbanza Congo, província do Zaire, haver progressos notáveis do sector na região, sobretudo nos domínios da cobertura sanitária e da construção das infra-estruturas.

    O governante, que falava num encontro de balanço da sua visita de trabalho de dois dias à província, disse ter registado com agrado a criação de novas estruturas do sector de atendimento à população nesta parcela do país, realçando, deste modo, a construção do hospital regional em Mbanza Congo com a capacidade de 400 camas.

    A comitiva regressa esse sábado à capital do país, Luanda. (ANGOP)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Excesso de capacidade na indústria siderúrgica da China se espalha para os mercados de exportação

    Uma investigação do Ministério do Comércio da Tailândia poderá ampliar as medidas anti-dumping contra bobinas de aço laminadas a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema