Domingo, Maio 5, 2024
16.4 C
Lisboa
More

    Visita do PR ao Cunene inclui encontros com Bispos

    Agenda do Presidente da Republica, João Lourenço, à província do Cunene reserva nesta sexta-feira duas audiências separadas com os bispos Dom Pio Hipunhati, da Igreja Católica, e Tomás Ndawanapo, da Evangélica Luterana de Angola.

    Segundo o programa da visita a que a Angop teve acesso, o Chefe de Estado angolano, que chega hoje à terra do Rei Mandume, por volta das 18h00, vai reunir-se com o governador provincial, Vigílio Tyova, e assistirá a um documentário sobre a seca na região.

    Consta ainda do programa a exibição de um outro vídeo sobre os projectos de construção de três barragens e respectivos canais e condutas de água, aprovados a 01 de Abril último, com um orçamento global de 200 milhões de dólares norte-americanos.

    A “curta-metragem” de 15 minutos, a ser exibida às 19h00, é uma produção do Ministério da Energia e Águas, e contém igualmente imagens de algumas localidades, bem como da população e do gado afectados pela seca, que assola os seis municípios da província, desde Outubro de 2018.

    No sábado, o Presidente da República vai deslocar-se à comuna de Ombala Yo Mungo, município de Ombadja, para constatar os efeitos da estiagem, concretamente na povoação de Oshiwanda, onde já é visível o sofrimento da população .

    De seguida, João Lourenço e a comitiva que o acompanha regressam à cidade de Ondjiva, para participar de um almoço no Hotel Águia Verde, oferecido pelo governador do Cunene, Vigílio Tyova, para quem “esta visita reveste-se de extrema importância” face a situação vigente.

    O regresso à Luanda do Presidente da República, que também visitou hoje a vizinha província do Namibe, com o objectivo de constatar os efeitos da seca e as necessidades das famílias afectadas, está previsto para as 14h30 de sábado (dia 04).

    No Cunene, a seca afectou 857 mil e 443 pessoas, de um total de 171.488 famílias e 907.572 cabeças gado, desde Outubro de 2018 até presente data. Durante o referido período, morreram 19 mil e 539 animais, entre gado bovino, caprino e suíno.

    A seca afecta 285 mil e 194 pessoas em Ombadja, 114 mil e 991 em Namacunde, 65 mil e 526 no Cuanhama, 53 mil e 677 no Curoca e 38 mil 432 no Cuvelai.

    Face a esta situação, as autoridades adoptaram medidas de emergência e estruturantes para minimizar os efeitos da seca a curto prazo.

    Com uma extensão territorial de 75 mil 955, 61 metros quadrados, Cunene localiza-se a sul de Angola, e comporta seis municípios, vinte comunas, 51 bairros urbanos e 765 aldeias rurais. A mesma conta com um milhão, 157 mil e 491 habitantes.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Presidente Joe Biden propõe nova embaixadora para Angola

    O Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Joe Biden, anunciou a sua intenção de nomear Abigail L. Dressel...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema