Quarta-feira, Junho 12, 2024
22.2 C
Lisboa
More

    Vila de Buco Zau completa 62 anos

    A Vila de Buco Zau, cerca de 120 quilómetros a Norte de Cabinda, completa hoje (sexta-feira) 62 anos desde que a 15 de Março de 1957, por portaria da então administração colonial portuguesa, ascendeu à categoria de vila.

    O administrador municipal, José Macaia, disse hoje a Angop que a circunscrição está a conhecer níveis de crescimento satisfatórios nos sectores sociais, económicos e políticos, que permitem aos serviços da administração local a prestação de melhores serviços à comunidade.

    Situado em pleno coração da floresta do Maiombe, e dividido pelo rio Luali, a vila de Buco Zau ostenta um invejável potencialmente de recursos naturais.

    O ouro, asfalto e madeira, em espécies raras e caras, como a kambala, pau preto, longuilongui, undianuno, livuite e tola branca, além das terras aráveis que têm permitido a produção do café, cacau, mandioca, banana, bata doce, inhame, amendoim e óleo de palmeira.

    O povoamento e repovoamento do palmar, cacau e café têm sido umas das principais apostas do sector na província tendo em conta a fertilidade que as terras naquela região apresentam e o clima tropical que tem permitido a implementação do cultivo destas plantas.

    A Vila de Buco-Zau conta com um hospital regional e um municipal, enquanto no sector da educação há um instituto médio politécnicoc e escolas primárias e do primeiro ciclo.

    Outros sinais de desenvolvimento indicam para novas áreas habitacionais, com mais de 200 moradias, para além de outras residências destinadas a funcionários públicos.

    A Vila de Buco Zau tem uma superfície de mil 115 quilómetros quadrados e uma população estimada em mais de 33 mil habitantes.

    A pesca, agricultura e caça são as principais actividades da população, que tem como idioma o Kiombe.

    Maratonas dançantes, actividades desportivas, recreativas e culturais com destaque para a feira de venda de variedades de produtos são destaques das festas da Vila.

    Publicidade

    spot_img

    1 COMENTÁRIO

    1. É uma pena, que estas notícias não tragam mais fotos, para, precisamente quem conheceu essa terra maravilhosa há 50 anos, possa verificar e constatar todo o desenvolvimento havido e possa de algum modo comparar.

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Morreu antigo primeiro-ministro França Van-Dúnem

    O nacionalista e antigo primeiro-ministro angolano França Van-Dúnem faleceu, esta quarta-feira, em Lisboa (Portugal), vítima de doença, aos 89...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema