Segunda-feira, Junho 24, 2024
24.4 C
Lisboa
More

    Angola eleita vice-presidente da AGNU79

    Angola foi eleita esta quinta-feira, em Nova Iorque, Estados Unidos da América, vice- presidente da 79ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU 79) que terá início a 10 de Setembro de 2024.

    De acordo com uma nota de imprensa, enviada à ANGOP, o representante permanente de Angola junto das Nações Unidas, Francisco José da Cruz, considerou que a eleição representa um passo importante que se insere na estratégia de dar maior visibilidade ao país.

    Disse que Angola está a assumir uma posição “mais assertiva” na junto comunidade internacional, durante este período que antecede os 50 anos da nossa independência.

    “Angola assume esta posição pela quarta vez , sendo que a primeira foi em 1995, depois em 2006 e 2007 e agora, passados 18 anos, voltamos a assumir esta responsabilidade num contexto internacional complexo para apoiar na gestão comum daquilo que serão os trabalhos da AGN79″, ressaltou.

    Na ocasião foram eleitos o presidente e os 21 vice-presidentes da AGNU79, bem como os presidentes das seis principais comissões de trabalho.

    Angola ocupa uma das cinco vagas destinadas aos países africanos, sendo as restantes reservadas a outras regiões, obedecendo a distribuição geográfica, perfazendo um total de 21 vice-presidentes.

    O presidente eleito da 79ª Sessão da Assembleia Geral da ONU, Philémon Yunji Yang, dos Camarões, orientará os trabalhos do órgão, cuja sessão terá início na segunda terça-feira do próximo mês de Setembro.

    A presidência da Assembleia Geral das Nações Unidas alterna anualmente entre os cinco grupos geográficos: África, Ásia-Pacífico, Europa Oriental, América Latina e Caraíbas, e Europa Ocidental e outros Estados.

    Ainda no mesmo encontro foram eleitos os cinco membros não permanentes do Conselho de Segurança, para o biénio 2025-2026, nomeadamente a Dinamarca, que obteve 184 votos, Grécia 182, Panamá 183, Paquistão 182 e a Somália 178 votos.

    A Assembleia Geral das Nações Unidas é um dos seis principais órgãos da organização e o único em que todos os países membros têm representação igualitária, onde cada um dos 193 Estados-Membros têm direito a voto igual.

    É um fórum único para discussão multilateral de todo espectro de questões internacionais cobertas pela Carta das Nações Unidas. FMA/VIC

    Publicidade

    spot_img
    FonteANGOP

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Biden e Trump se enfrentam em primeiro debate na quinta-feira

    O primeiro debate entre o democrata Joe Biden e o republicano Donald Trump na corrida à Casa Branca, marcado...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema