Quarta-feira, Junho 26, 2024
17.6 C
Lisboa
More

    Umaro Sissoco Embalo conversou com Zelensky e prometeu visitar a Ucránia

    Praticamente uma semana após condenar, perante o Presidente Francês, a invasão da Ucrânia pela Rússia, o Presidente da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embalo conversou hoje com o seu homólogo ucraniano. Umaro Sissoco Embaló prometeu a Volodymyr Zelensky que vai visitar a Ucrânia em data a anunciar.

    Anunciada como videoconferência, a conversa entre Umaro Sissoco Embalo e Volodymyr Zelensky acabou por acontecer através do telefone, uma vez que nos últimos dias, a internet tem estado a funcionar pessimamente na Guiné-Bissau.

    De acordo com uma publicação nas redes sociais da presidência da República, a conversa entre Umaro Sissoco Embaló e Zelensky decorreu de forma fraternal e os dois dirigentes abordaram vários temas.

    Ficou acordado que Sissoco Embalo que actualmente assegura a presidência rotativa da CEDEAO fará uma visita conjunta à Ucrânia com o Presidente em exercício da União Africana, o Presidente Macky Sall do Senegal, em data a combinar por vias diplomáticas com Kiev.

    A mesma nota da presidência guineense observa que a Guiné-Bissau está a trabalhar no sentido de reforçar o diálogo entre as partes em conflito e ainda encorajar o fim da guerra entre a Rússia e a Ucrânia.

    O Presidente Sissoco Embaló disse ter aproveitado a oportunidade para saudar as recentes medidas que levam ao levantamento do bloqueio que existia sobre os portos ucranianos, medidas que permitiram a partida de um primeiro navio carregado de cereais da Ucrânia para o Líbano.

    Aquele acordo foi patrocinado pelas Nações Unidas e a Turquia, salienta a nota da presidência guineense.

    As diligências de Umaro Sissoco Embalo acontecem na esteira da disponibilidade por si manifestada no mês de Março passado, na qual dizia-se pronto para mediar as partes em conflito, se fosse o caso.

    Sissoco Embalo é da opinião de que a Guiné-Bissau pode ajudar a alcançar um entendimento entre a Rússia e a Ucrânia com base na sua longa experiência de conflitos.

    Publicidade

    spot_img
    FonteRFI

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TPI emite mandados de prisão contra comandante do Estado-Maior e ex-ministro russo

    O Tribunal Penal Internacional (TPI) anunciou nesta terça-feira (25) que emitiu mandados de detenção contra o comandante do Estado-Maior...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema