Domingo, Maio 19, 2024
16.3 C
Lisboa
More

    Uíge: Ministro da Comunicação Social inaugura fábrica de água

    (ANGOP)
    (ANGOP)

    O ministro da Comunicação Social, José Luís de Matos, inaugurou esta terça-feira, no município do Negage, 37 quilómetros a nordeste da cidade do Uíge, uma fábrica de água do grupo empresarial “Marcegon-Comércio Geral, acto enquadrado nas celebrações do 4 de Fevereiro, Dia do Início da Luta Armada em Angola.

    O empreendimento, erguido em dois anos, tem a capacidade para produzir cinco mil garrafas de 500 mililitros por hora e 48 mil outras de 1,5 litro. A água está a ser captada a partir da nascente do Rio Cesse – Negage, nome que é atribuído à referida água (Cesse).

    Trabalhando 24 horas ao dia, a fábrica possui também, entre outros compartimentos, um laboratório, zona de produção de água, reservatório com capacidade para 15 mil litros, sala de compressores, escritório, enfermaria, máquinas de produção de garrafas, uma área para engarrafamento da água e outros equipamentos que permitem plastificar as garrafas para a sua conservação.

    A fábrica constitui um investimento de seis milhões de dólares, financiados pelo BFA.

    A água oferece pureza bacteriológica, verificada por análises periódicas em laboratórios oficiais e diariamente no local, tem uma composição química de PH com 6,94 porcento, sílica 0,32, cálcio 5,6, clorecto 10,6 e sódio 2,90 porcento, todos confirmados em laboratório internacional.

    Falando a jornalistas, o director da fábrica, Venceslau Pascoal, realçou que, numa primeira fase, foram empregues 60 trabalhadores, que nesta altura estão a receber uma formação, logo que terminarem serão colocados nas diferentes áreas que compõem a unidade fabril.

    “Este número vai crescer na medida em que a fábrica vai produzir a 100 porcento”, esclareceu, adiantando que inicialmente a venda será feita através de agências, já instaladas no municípios de Negage, onde os retalhistas poderão adquirir o produto em grande quantidade e a preços acessíveis.

    O ministro da Comunicação Social, José Luís de Matos, considerou o investimento de extrema importância pelo facto de dar não só o emprego à juventude, mas também por facilitar que a população consome boa água, evitando assim várias doenças no seio das famílias.

    “É muito bom termos empresários nacionais engajados a investirem nos diversos sectores do desenvolvimento do país, visando o bem-estar da população.

    O jovem David Jorge, de 28 anos de idade, que encontrou o seu primeiro emprego na fábrica da água Cesse, manifestou-se contente, frisando que doravante vai começar a criar condições para sustentar a sua família, os estudos e outras necessidades que antigamente não conseguia fazer. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TSE suspende julgamento de ações que pedem cassação de Moro por atos na pré-campanha em 2022; caso será retomado na 3ª

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu nesta quinta-feira o julgamento das ações que pedem a cassação do senador Sergio...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema