Quinta-feira, Maio 16, 2024
16.1 C
Lisboa
More

    Três bombistas suicidas causam pelo menos 50 mortos no aeroporto de Istambul

    Várias explosões atingiram, esta noite, o aeroporto Ataturk, o maior de Istambul, provocando pelo menos 50 mortos, segundo a imprensa turca.

    Pelo menos três homens teriam levado a cabo a ação que atingiu o terminal de voos internacionais e um parque de estacionamento na aerogare.

    Fontes oficiais afirmam que dois dos atacantes teriam feito explodir as cargas explosivas e que um terceiro homem teria aberto fogo com uma metralhadora sobre os agentes da polícia no local, antes de se fazer explodir.

    Fontes policiais, citadas pela agência turca Dogan, avançam a possibilidade de que o grupo Estado Islâmico esteja na origem daquele que é o oitavo atentado registado este ano na Turquia.

    Um especialista em temas de antiterrorismo avança a informação de que os atacantes seriam sete e que pelo menos um teria sido detido, um dado que ainda não foi confirmado a nível oficial.

    Cerca de 147 pessoas teriam ficado feridas (número atualizado) na sequência das explosões, seis das quais se encontram em estado crítico.

    Entre as vítimas encontrar-se-ão vários cidadãos estrangeiros, embora a maioria seja de nacionalidade turca, segundo avança a imprensa local.

    Dois vídeos, difundidos através das redes sociais, mostram o momento da explosão dentro da aerogare.

    Um segundo vídeo mostra um dos atacantes a ser abatido pela polícia, antes de deflagrar o seu cinto de explosivos (imagens violentas).

    Dois dos suspeitos fizeram-se explodir junto ao controlo de raio-X na entrada para o terminal do aeroporto Ataturk, afirmaram responsáveis turcos.

    Um internauta turco, presente no aeroporto, publicou nas redes sociais esta imagem de uma metralhadora Kalashnikov abandonada no chão da instalação, aparentemente pertencente a um dos atacantes.

    Outro vídeo mostra um dos atacantes a percorrer o local do atentado, armado com uma metralhadora.

    As autoridades decidiram encerrar a aerogare até pelo menos até às 8 da manhã, quando todos os voos desta terça-feira foram desviados para outros aeroportos.

    O aeroporto internacional Ataturk está implantado na área europeia de Istambul, por onde transitaram mais de 61 milhões de passageiros no ano passado, é a terceira aerogare mais frequentada na Europa.

    O atentado desta terça-feira ocorre num momento em que a Turquia é visada por várias ações similares desde 2014, reivindicadas quer pelo grupo Estado Islâmico, quer pelo PKK (Partido dos Trabalhadores do Curdistão) ou o TAK (falcões do Curdistão) curdos. (EURONEWS)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Angolanos contestam novos preços dos transportes coletivos

    Angolanos afirmam que metade dos seus salários vão servir para pagar o táxi, com o novo preço dos transportes...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema