Domingo, Junho 16, 2024
23.4 C
Lisboa
More

    Supressão de vistos a cidadãos de Cabo Verde

    Cidadãos cabo-verdianos titulares de passaportes ordinários que queiram viajar para Angola estarão, brevemente, isentos de apresentar vistos às autoridades migratórias, anunciou o ministro dos Negócios Estrangeiros e das Comunidades de Cabo Verde, Luís Filipe Tavares, durante uma conferência de imprensa de balanço à sua visita de trabalho de quatro dias à capital angolana.

    O chefe da diplomacia cabo-verdiana, disse ter recebido garantias do homólogo angolano, Manuel Augusto, de que o Chefe de Estado angolano vai assinar um decreto em que autoriza a supressão de vistos nos passaportes ordinários de cidadãos cabo-verdianos, à semelhança do que já acontece com os angolanos que queiram visitar Cabo Verde.

    Luís Filipe Tavares considerou isso “um ganho muito importante”, bem como “um gesto de amizade e de solidariedade muito grande”. Segundo ele, os cabo-verdianos já podem dizer ‘conseguimos trabalhar bem com as autoridades angolanas’. Luís Filipe Tavares, que acumula igualmente a pasta de ministro da Defesa de Cabo Verde, referiu-se igualmente às conversações havidas ontem entre as delegações das diplomacias dos dois países, na sede do Ministério das Relações Exteriores de Angola.

    Segundo o ministro cabo-verdiano, as conversações que abarcaram vários assuntos, como a retoma dos voos entre Angola e Cabo
    Verde, a cooperação técnico-empresarial na área da administração territorial, na reforma do Estado e nas tecnologias de informação e comunicação, agricultura e turismo, vão contribuir para o reforço da cooperação e da amizade entre os dois países.

    Luís Filipe Tavares admitiu que o turismo é uma área prioritária na cooperação entre Angola e Cabo Verde, mas deixou claro que os dois países vão trabalhar para desenvolver todas as áreas possíveis.

    Angola é, para Cabo Verde, um país estratégico, declarou o chefe da diplomacia cabo-verdiana, sustentando que, nas nossas relações com África e o mundo, Angola é parceira estratégica de Cabo Verde. “Disse esta manhã ao Presidente da República que queremos trabalhar para consolidar as nossas relações interpessoais, entre as instituições e os dois países.

    O Governo de Cabo Verde tudo fará para estreitar as relações com Angola. Angola quer trabalhar com Cabo Verde para que tenhamos uma concertação estratégica sobre as grandes questões africanas, mas também no quadro das Nações Unidas”, disse o ministro. (Jornal de Angola)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Forças russas resgatam funcionários de um centro de detenção e matam os sequestradores

    As forças de segurança entraram um centro de detenção no sul da Rússia no domingo, matando os reclusos que...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema