Domingo, Junho 16, 2024
22.2 C
Lisboa
More

    Nigéria: Febre Lassa mata 31 pessoas

    Pelo menos 31 pessoas morreram desde o início deste ano na Nigéria vítimas da febre Lassa, disse o ministro da Saúde, acrescentando que já foram registados casos da doença em vários Estados desta república federativa africana, noticia a AIM.

    Isaac Adewole disse a jornalistas em Abuja, segunda-feira, que o surto está agora “activo em 15 Estados, com 105 casos confirmados em laboratório e 31 mortes.”

    Segundo Adewole, 10 dos 31 mortos eram funcionários da saúde.

    A febre Lassa pertence ao mesmo grupo de doenças como a Marburg e o Ébola, duas viroses mortíferas que provocam infecções com febre, vómitos e, em casos mais graves, com hemorragias.

    Na Côte d’Ivoire, o ministro da Saúde e Higiene Pública, Raymonde Goudou Coffie, disse que o seu país incrementou a vigilância perante a situação nos países afectados e fluxo de viajantes na sub-região.

    Coffie acrescentou que ainda não se registou nenhum caso na Côte d’Ivoire, mas alertou sobre o potencial risco dos países onde a doença já é endémica, tais como a Nigéria, Benin e a Guiné Conakry.

    “Os ivoirienses devem dirigir-se imediatamente à unidade sanitária mais próxima, se aparecerem os seguintes sintomas, febre alta seguida de um mal-estar geral, fraqueza e dores musculares”, sublinhou.

    O vírus é transmitido através de contacto com alimentos ou objectos contaminados com urina ou fezes de ratos, ou depois de entrar em contacto directo com fluídos corporais de uma pessoa infectada. Pode ser prevenida através de melhor higiene e evitando todo o contacto com ratos.

    A doença tomou o nome da cidade de Lassa, no norte da Nigéria, onde foi identificada pela primeira vez, em 1969.

    Mais de uma centena de pessoas morreram em 2016 num dos piores surtos da febre Lassa no país, que afectou 14 dos 36 Estados, incluindo Lagos e a capital, Abuja. (Panapress)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Forças russas resgatam funcionários de um centro de detenção e matam os sequestradores

    As forças de segurança entraram um centro de detenção no sul da Rússia no domingo, matando os reclusos que...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema