Segunda-feira, Maio 6, 2024
19.2 C
Lisboa
More

    SNEBA quer uniformizar salário base dos funcionários bancários

    O Sindicado Nacional dos Empregados Bancários de Angola (SNEBA) está a trabalhar junto das instituições bancárias, com vista a uniformização, ainda este ano, do salário base dos funcionários bancários a nível do país, de acordo com o seu vice-presidente, Filipe Makengo Segundo.

    Sem avançar o valor  a ser fixado no mercado bancário,  Filipe  Makengo referiu que estudos avançados  já  foram feitos, faltando apenas a revisão do acordo colectivo.

    Em declarações,  nesta sexta-feira, à margem da apresentação do projecto intitulado “SNEBA, Sempre a  Pensar em  Si”,  o responsável disse que a apesar da diferença existente entre as instituições bancárias, no que toca  no poder  de arrecadação e capacidade de liquidez, pretende-se,  mesmo assim, uniformizar  o salário mínimo dos bancários em Angola, contrariando  a diferença das tabelas salariais actuais.

    Além desta aposta, o SNEBA  diz  que prima pela  defesa do emprego dos  funcionários bancários, sobretudo nesta  fase  da situação económica e financeira do país.

    O Sindicado  Nacional  dos  Empregados  Bancários  de Angola,  actualmente, regista problemas  de  vária ordem ligados à saúde,  mentalização dos  funcionários  bancários,  em termos de ética e deontologia profissional,  assim como a gestão devida dos  bens  dos clientes  bancários.

    Para  Filipe  Makengo, a função do bancário é preservar  a ética  e  segurança,  sendo fiel depositário dos bens que lhe são confiados.

    “Não podemos usufruir dos bens alheios  que são confiados ao banco. Por isso, temos a preocupação de consciencializar cada vez mais os funcionários para que primem pela  ética bancária”,  alertou, admitindo que tais práticas podem levar as  instâncias da Justiça.

    O  ganhar pouco, prosseguiu, não significa  que o  funcionário  bancário tem de  “ pôr a mão” naquilo que  não lhe pertence.

    No que toca ao projecto “SNEBA  Sempre  a Pensar  em Ti”, lançado  neste  dia, o sindicalista diz  ser uma  iniciativa que vai melhorar  a vida social dos  funcionários bancários filiados e seus  familiares, que passam  a beneficiar  de  descontos especiais  em variados serviços privados  que  acorrerem, quer a nível de Angola, como no estrangeiro, como Portugal, numa primeira fase.

    Desta  feita, o  SNEBA  assinou, em  menos de um  mês, 150  protocolos, dos 500 previstos, com empresas privadas dos ramos  da Saúde, Educação,  hotelaria  e  turismo, entre outros  sectores.

    O projecto  prevê a construção de uma clínica para os funcionários bancários,  cuja obra  arranca ainda este ano.

    Planos  de apoio  aos seus filiados,  de  engenharia  e ao  empreendedorismo  contempla de igual modo  o projecto.

    O SNEBA  que tem as suas raízes no Sindicato Nacional dos Empregados Bancários da Província de Angola, fundado através da Portaria nº.12,825, de 27 de Julho de 1963, conta  actualmente com  16 mil filiados, dos  mais de 24 mil funcionários da banca. (Angop)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Presidente francês apela ao restabelecimento dos laços económicos com a China

    O Presidente francês, Emmanuel Macron, apela a uma atualização dos laços económicos do país com a China, no momento...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema