Quarta-feira, Maio 15, 2024
15.6 C
Lisboa
More

    Senegal e França preparam com segurança 15º Cimeira de Fraconfonia

    (DR)
    (DR)

    Dakar, Senegal  – O Senegal e a França decidiram dar prioridade das intervenções do seu Plano de Ação contra o Terrorismo (PACT) à segurança da XV Cimeira da Francofonia, prevista para novembro próximo em Dakar, declarou  terça-feira o ministro senegalês do Interior, Abdoulaye Daouda Diallo.

    «O Senegal organiza a cimeira da Francofonia e é preciso, tendo em conta as numerosas delegações esperadas no nosso país, trabalharmos para melhor garantirmos a segurança do país. É neste sentido que o essencial da nossa ação, em 2014, será prioritariamente dirigida para a organização desta cimeira », disse Diallo quando presidia a segunda reunião do comité de pilotagem do projeto do Fundo de Solidariede Prioritário do PACT.

    Iniciado em 2013, este projeto bilateral é financiado com 460 milhões de francos CFA mais de nove milhões e 200 mil dólares americanos) pela Cooperação Francesa.

    Trata-se de reforçar as capacidades dos atores na luta contra o terrorismo e a criminalidade transnacional, dos quais a Polícia, a Gendarmaria e a magistratura senegalesas, através duma série de trocas e formações, associando também a a juventude considerada como «um alvo particular para organizações terroristas», frisou.

    « Pensamos desenvolver o plano para ações de desenvolvimento para permitirmos aos jovens livrarem-se destas ameaças, a fim de poderem trabalhar e evitar cair facilmente nas mãos destes terroristas. É isto que pretendemos fazer deste projeto em 2014 », anunciou o governante senegalês sublinhando a urgência de conter a expansão do terrorismo nos países africanos.

    Por sua vez , o embaixador de França no Senegal, Jean Félix-Paganon, presente no evento,  sublinhou a importância de exercer uma grande vigilância sobre o terrorismo mesmo  se ele não ameaça diretamente o Senegal.

    Considera que o Senegal pode constituir um alvo para grupos terroristas sabendo que o país vai acolher a próxima Cimeira da Francofonia ».

    « É uma questão (a cimeira francófona) na qual decidimos cooperar de forma extremamente estreita. Programas de cooperação estão a ser executados e acho que eles são ambiciosos e estou convencido de que eles serão eficazes », acrescentou o também ex-encarregado da missão no Sahel e de Al-Qaeda no Magrebe Islâmico (2012-2013).

    « O Senegal está num clima  regional complicado. Portanto, as ameaças terroristas que pairam nos países vizinhos podem ter repercussões no Senegal que é um país diretamente visado por este fenómeno », segundo embaixador de França. (panapress.com)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Primeiro-ministro da Eslováquia em risco de vida depois de ter sido baleado no estômago

    O primeiro-ministro Robert Fico foi baleado em Handlová e depois levado para o hospital. Atirador foi imobilizado e detido...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema