Quinta-feira, Maio 9, 2024
18.1 C
Lisboa
More

    Segunda central eléctrica da barragem de Cambambe vai gerar 700 mega watts

    Cacuso – A segunda central eléctrica em construção na barragem de Cambambe, na província do Kwanza Norte, após a sua conclusão poderá gerar 700 megawatts de energia, superando assim a de Capanda que produz 520 megawatts, afirmou esta sexta-feira, em Capanda, o ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges.
    O ministro que procedia o balanço da sua visita de dois dias à Malanje, precisou que recentemente o Conselho de Ministros aprovou já o contrato, que visa essencialmente contratar o fiscal da obra, uma vez que os trabalhos na empreitada do projecto já decorrem sem sobressaltos.
    Questionado sobre a aprovação do projecto de energia de Viana e Cazenga, João Baptista Borges, referiu que o mesmo tem como objectivo, reforçar a capacidade de transformação das duas subestações que concentram a maior capacidade para atender a cidade e arredores de Luanda.
    Disse que toda energia que chega das barragens de Cambambe e Capanda transita pelas subestações de Viana e Cazenga, daí que urge a necessidade de se fazer a substituição dos seus equipamentos de manobra e de protecção.
    “Esses projectos aprovados pelo Conselho de Ministros, visam principalmente garantir a melhoria da fiabilidade, na exploração destas instalações como substituindo equipamentos que estão obsoletos e melhorar os sistemas de protecção e de comando”, frisou.
    João Baptista Borges, chefiou uma delegação do seu ministério que trabalhou durante dois dias na província, onde visitou o local onde será construída o centro de captação do rio Kuiji, as infra-estruturas não concluídas da minihídrica do rio Kwanza, ao centro de captação, tratamento e distribuição de água da Guiné, assim como as subestações eléctricas da Capopa e a de Malanje.

    Nesta sua visita de trabalho, o ministro se fez acompanhar dos presidentes dos conselhos de administração da Ene e do instituto regulador do sector eléctrico, Fernando Barros e Luís Mourão, assim como dos directores de energia, do gabinete de inspecção e das águas, Belça da Costa, Diógenes Orcine e Luís Sobrinho.

    Fonte: Angop

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Biden lança vasto projeto da Microsoft no mesmo local de promessa não cumprida por Trump

    O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, apresentou, nesta quarta-feira (8), um grande projeto de investimento da gigante tecnológica...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema