Quinta-feira, Fevereiro 22, 2024
16 C
Lisboa
More

    Rússia: Putin anuncia candidatura às presidenciais de 2024

    Presidente russo, Vladimir Putin, anuncia que vai se candidatar à presidência em março de 2024, informaram as três principais agências noticiosas russas.

    “Vou candidatar-me ao cargo de Presidente da Federação Russa”, disse Putin, citado pela agência russa TASS. “Compreendo que atualmente não existe outra opção”, afirmou, de acordo com imagens transmitidas pelo canal de televisão estatal Rossiya-24, citado pela agência francesa AFP.

    O anúncio foi feito à margem de uma cerimónia de condecorações de militares que combateram na Ucrânia, realizada no Kremlin (presidência russa), em Moscovo, por ocasião do Dia dos Heróis da Pátria.

    Durante a cerimónia, o presidente do parlamento da República Popular de Donetsk (anexada à Ucrânia), Artem Zhoga, pai de um dos militares, questionou Putin sobre os planos para as presidenciais.

    Putin respondeu que se vai candidatar a um quinto mandato no Kremlin. Se vencer, ocupará o cargo de chefe de Estado por mais seis anos, até 2030, assinalou a agência russa TASS. Aos 71 anos, Putin está no poder desde 2000.

    Confirmação pública

    O líder russo deverá confirmar publicamente a candidatura em 14 de dezembro, durante a conferência de imprensa anual e a Linha Direta do Cidadão, a primeira desde 2021, segundo a agência espanhola EFE.

    “O nosso Presidente nunca fugiu às suas responsabilidades e nunca fugirá. Hoje, provou-o mais uma vez”, reagiu a presidente da Câmara Alta do Parlamento, , nas redes sociais, citada pela AFP.

    Nenhum crítico do Kremlin deverá poder candidatar-se a eleições, enquanto as autoridades têm vindo a reprimir a oposição há anos. A repressão acelerou-se com a ofensiva na Ucrânia, iniciada pelo exército russo em 24 de fevereiro de 2022.

    Controversa reforma

    Uma controversa reforma constitucional de 2020 permite a Putin cumprir mais dois mandatos de seis anos cada, até 2036, altura em que terá 84 anos.

    De acordo com uma sondagem da empresa russa Fundo de Opinião Pública, 70% dos russos apoiam a candidatura de Putin e apenas 8% o querem ver afastado da política.

    Também 78,5% dos russos confiam em Putin e 75,8% aprovam a sua liderança do Estado, segundo os dados citados pela EFE.

    A Comissão Central de Eleições anunciou hoje que os russos vão votar durante três dias, de 15 a 17 de março de 2024, apesar das críticas da oposição, que considera que a prática incentiva a fraude.

    Por Lusa

    Publicidade

    spot_img
    FonteDW

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Dani Alves considerado culpado de violação de uma mulher numa discoteca em Espanha

    O futebolista brasileiro de 40 anos negou qualquer infração durante o julgamento de três dias que decorreu este mês....

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema