Sábado, Abril 27, 2024
11.9 C
Lisboa
More

    Rússia investe na construção de fábrica em Angola

    A Rússia deverá investir na construção de uma fábrica de fertilizantes no território nacional, avaliada em um bilhão e duzentos milhões de dólares, informou, esta terça-feira, o embaixador daquele país europeu acreditado em Angola, Vladimir Tararov.

    Ao falar à imprensa no final da audiência com o presidente do Parlamento angolano, Fernando da Piedade Dias dos Santos, o diplomata russo fez saber que, para além dos engenheiros russos, a fábrica vai também admitir técnicos angolanos formados na Federação Russa.

    Lembrou que, anualmente, o governo russo concede 135 bolsas de estudo para jovens angolanos.

    Segundo o diplomata, no quadro da implementação do Projecto da Fábrica de Fertilizantes em Angola, a mesma deverá financiar estudos para jovens angolanos fora da quota estabelecida pelo governo russo.

    No final da sua formação, disse, os jovens angolanos terão a possibilidade de ingressar na referida fábrica, em Angola, na condição de engenheiros ou técnicos.

    O Embaixador da Federação Russa em Angola reconhece haver dificuldades dos quadros angolanos que se formam no exterior encontrarem um emprego digno no país de origem, notando que a instalação do Projecto da Fábrica de Fertilizantes em Angola será uma mais-valia para esses quadros apoiarem os seus conhecimentos.

    Embaixador russo em Angola, Vladimir Tararov.
    (António Escrivão)

    Relações bilaterais positivas
    O diploma russo, que considerou positivas as relações bilaterais, disse ter analisado com o seu interlocutor as perspectivas de desenvolvimento do turismo em Angola e a possibilidade da formação, na Rússia, de uma orquestra sinfónica estatal, que irá actuar nos grandes eventos dentro e fora do país.

    “Na Rússia há pessoas que estão fartas do descanso na praia e agora tomam grande parte do turismo para as escalada nas rochas e mergulhos submarinos, por exemplo, e em Angola há toda as condições para se fazer isso, mesmo sem grandes infra-estruturas”, expressou.

    Presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos (à dir), recebe embaixador russo em Angola, Vladimir Tararov.
    (António Escrivão)

    Reforço das relações parlamentares
    No quadro do reforço das relações parlamentares entre os dois países, o embaixador russo anunciou a visita a Angola em Fevereiro ou Março deste ano, da presidente do Conselho da Federação da Assembleia Federal da Rússia, Valentina Matrienko.

    Segundo o embaixador, que se encontra em Angola desde 2017, a visita ao mais alto nível da dirigente russa a Angola é um acontecimento de grande importância para ambas as partes.

    A dirigente russa inicia, em breve, uma digressão em África, onde se inclui Angola e Moçambique, dois países de língua oficial portuguesa.

    Angola e a Rússia têm relações privilegiadas desde 8 de Outubro de 1976, data em que foi assinado, em Moscovo, na altura capital da antiga URSS, o Tratado de Amizade e Cooperação.

    A 16 de Novembro de 2004, os dois países rubricam, em Luanda, um acordo para o relançamento da cooperação nos domínios económico, técnico-científico e, no dia seguinte, criaram a comissão intergovernamental de cooperação económica, técnico-científica e comercial.

    Actualmente, a cooperação é mais significativa nos sectores da energia, geologia e minas, ensino superior, formação de quadros, defesa e segurança, telecomunicações e tecnologias de informação, pescas, transportes, finanças e banca.

    As autoridades angolanas estimam que vivam actualmente em Angola mil russos, enquanto mil 500 angolanos residam na Rússia.

    A Rússia faz parte de um grupo de 61 países abrangidos pelos procedimentos de simplificação de actos administrativos para a concessão de vistos de turismo

    Publicidade

    spot_img
    FonteAngop

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    O mal-estar dos estudantes judeus com os protestos nas universidades americanas

    A guerra de Israel contra o Hamas gerou críticas e divisão em todo o mundo, incluindo nas universidades americanas,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema