Domingo, Maio 5, 2024
16.4 C
Lisboa
More

    Rússia concede mais bolsas de estudo a Angola

    A Rússia vai conceder mais bolsas de estudo para os cidadãos angolanos que pretendem fazer a sua formação naquele Estado europeu, no quadro da cooperação bilateral.

    A informação foi avançada nesta quinta-feira, em Luanda, pelo embaixador da Federação Russa acredito em Angola, Vladimir Tararov, à saída de um encontro com o presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos.

    “Vamos dar mais bolsas de estudo e vamos concertar com a parte angolana, que deverá seleccionar os estudantes que devem ser enviados para a Rússia”, disse o diplomata, informando que o seu país concedeu, no ano transacto, 137 bolsas de estudos para Angola.

    Fez saber que mil e 800 angolanos estudam actualmente na Federação Russa, sublinhando que deverão criar nos próximos tempos em Angola uma escola de língua russa, para que os angolanos possam dominar o idioma e evitarem a faculdade preparatória naquele país.

    Vladimir Taravov, que abordou com o líder do parlamento angolano o reforço da cooperação parlamentar entre os dois Estados e outras áreas de interesse comum, confirmou também a construção de uma refinaria na província do Namibe, projecto a cargo de duas empresas privadas russas em parceria com outros investidores.

    Disse que para a construção dessa infra-estrutura, que deve contar com o apoio do governo russo e outros investidores, serão necessários 12 mil milhões de dólares norte-americanos. “Da nossa parte faremos tudo para que o projecto seja cumprido”.

    Vladimir Tararov, formado em diplomacia no Instituto Estatal de Relações Internacionais de Moscovo, apresentou em Novembro do ano transacto, ao Chefe de Estado angolano, João Lourenço, as cartas credenciais que o acreditam como embaixador da Federação Russa em Angola.

    O presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, dialogou também com o embaixador da Argélia acreditado em Angola, Larbi Latroch, com o qual abordou o reforço da cooperação entre as instituições parlamentares dos dois países.

    O diplomata argelino, que ressaltou as relações históricas entre os dois países, que datam desde a luta de libertação nacional, disse que o seu país está aberto para transmitir aos angolanos a sua experiência na diversificação da economia.

    A República da Argélia tem também concedido, nos últimos anos, bolsas de estudos para estudantes angolanos se formarem nas universidades daquele país do Magrebe. (Angop)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Presidente Joe Biden propõe nova embaixadora para Angola

    O Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Joe Biden, anunciou a sua intenção de nomear Abigail L. Dressel...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema