Segunda-feira, Maio 6, 2024
14.8 C
Lisboa
More

    Reabilitação da rede rodoviária do Moxico decorre a bom ritmo

    Foto: Lino Vieira/Luena
    Foto: Lino Vieira/Luena

    Sob tutela do Instituto Nacional de Estradas de Angola (INEA) o ambicioso projecto já contemplou cerca de 300 quilómetros e está a permitir a livre circulação de pessoas e mercadorias.

    O programa de constru­ção e reabilitação das estradas na província do Moxico permitiu a execução de mais de 300 quilómetros, entre estradas secundárias e terciárias, o que está a contribuir para a circula­ção de pessoas e mercadorias.

    A nível da província estão a ser intervencionados os troços Luena//Camanongue, Kamanongue//Dala, Luena/Lucusse, Lucusse//Lumbala-Nguimbo,Lucusse//Lumbala-Kaquengue,Ninda//Lumbala-Nguimbo, Luau//Cazombo e Cazombo/Lumbala Kaquengue.

    O director provincial do Insti­tuto Nacional de Estradas (INEA), David Tito, disse ao JE que o pro­grama de construção e reabilita­ção de estradas está a diminuir o tempo de viagem e os altos cus­tos no aluguer de viaturas para a transportação de diversos tipos de mercadoria. O gestor esclareceu ainda que, além da aplicação do tapete asfáltico em vários troços, compreendendo uma extensão de 308 quilómetros de estradas, foram igualmente executadas mais de 500 quilómetros de ter­raplanagem.

    Avanço das obras

    Por outro lado, o director do Inea afirmou que os traba­lhos nos vários projectos estão a decorrer a bom ritmo, prin­cipalmente no troço Luena/Lucusse. A estrada Luena/Kamanongue está pratica­mente concluída, faltando ape­nas as valas de drenagem e a sinalização da via. As obras de reabilitação do troço Lucusse//Lumbala Nguimbo que arran­caram no ano passado numa extensão de 220 quilómetros, decorrem sem sobressaltos pois que neste momento estão a ser feitos os trabalhos de desmata­ção e terraplanagem. A conclu­são de todas as obras de estrada em curso na província será no final de 2014, com excepção do troço Luena/Dala que vai ter­minar no mês de Dezembro.

    Pontes

    Ainda no âmbito da requalifica­ção de infra-estruturas rodovi­árias, estão a ser construídas em várias zonas da província 23 pontes de betão armado, das quais 14 estão já concluídas, com realce para a ponte sobre o rio Zambeze, uma das infra-estru­turas de maior envergadura na província, que foi concluída no passado mês de Agosto.

    O empreendimento é de betão e tem 160 metros de cumprimento e 11 de largura, com duas faixas de rodagem de 7 metros, sendo três e meio para cada lado.

    A infra-estrutura subs­tituiu a ponte metálica existente e vai facilitar a cir­culação de pessoas e merca­dorias entre os municípios do Luau, Luacano e a República vizinha da Zâmbia.

    Para imprimir maior fluidez em algumas localidades conside­radas críticas, o governo da pro­víncia vai construir 14 pontes de betão na estrada que liga a comuna do Lucusse e Lumbala Nguimbo, município dos Bundas.

    O governo do Moxico ten­ciona, até 2017, a reabilitação de todas as estradas secundá­rias e terciárias e ainda a inter­venção no troço Moxico/Bié e das estradas transafricanas, para permitir a comunicação entre Angola/República Demo­crático do Congo/Zâmbia.

    David Tito entende que o desenvolvimento de qual­quer país depende sobretudo de boas vias de comunicação, por isto, disse: “o Executivo angolano está a trabalhar no sentido de resolver alguns dos principais problemas que afligem a população, e a rea­bilitação e a construção das estradas são prioridade”. LINO VIEIRA (Jornal de Economia & Finanças)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    00:00:36

    Mais de 1,6 milhões de pessoas assistiram ao concerto de Madonna no Rio de Janeiro

    O último concerto da Celebration Tour terminou com um recorde para a Rainha do Pop. Mais de 1,6 milhões...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema