Quinta-feira, Maio 16, 2024
18.9 C
Lisboa
More

    Rádio Ecclésia emite oficialmente no Cunene

    A Rádio Ecclésia, emissora católica de Angola, deu início sábado, em Ondjiva, a emissão na província do Cunene, através de um emissor de frequência modelada (FM) 97,5, que conta com um raio de acção de 80 quilómetros, escreve a Angop.

    Enquadrado no âmbito da extensão do sinal da Rádio Ecclésia, a emissora de Ondjiva torna-se na 12ª no país e vai trabalhar 24 horas por dia, com uma grelha de programação composta por temas religiosos, informativos, entretimento, entre outros.

    Na ocasião, o director da Rádio Ecclésia no Cunene, Gaudêncio Félix, disse que a estação dispõe de seis profissionais numa primeira fase, comporta dois estúdios, cabine de emissão, sala de redacção, de emissor e arquivo e gabinete do director.

    O lançamento do sinal da rádio no Cunene coube ao bispo da Diocese de Ondjiva, Pio Hipunhati, durante a qual referiu que a emissão da rádio ecclésia vai permitir maior pluralidade de opiniões sobre os variados assuntos da região e do país, assim como servirá de veículo de transmissão de conhecimentos sobre a evangelização.

    Sublinhou a importância deste instrumento para a actividade da igreja, porque em seu entender contribuirá para a elevação da informação as comunidades, difundindo igualmente os valores fundamentados do humanismo.

    Por seu torno, o Núncio Apostólico em Angola, Petar Rajic, manifestou a alegria pela concretização da expansão da rádio, depois de vários e longos anos de batalha para que a mensagem evangélica e outras estivessem ao alcance das comunidades.

    Petar Rajic enfatizou o uso das tecnologias modernas como a internet, rádio e televisão como fundamentais para expansão da mensagem evangélica a todas comunidades, permitindo deste modo a educação cristã e a edificação do homem novo.

    Fundada em 1955, a Rádio Ecclésia manteve a emissão nacional em várias frequências até 1978, ano em que foi impedida de o fazer ainda no rescaldo da violência relacionada com o 27 de Maio de 1977, tendo todos os seus bens sido confiscados e nacionalizados.

    A Rádio Ecclésia foi reaberta em 1999, mas apesar da licença (alvará) ser semelhante à anterior, os equipamentos de onda média e onda curta estavam obsoletos, impedindo-a de retomar a emissão normal para os quatro cantos de Angola.

    Desde a reabertura, a igreja Católica pretendia reinstalar os emissores e retransmissores do sinal em F.M pelo resto do país, como consta do conhecido “Projecto de Expansão do Sinal da Rádio Ecclésia”, apresentado ao Ministério da Comunicação Social e ao Instituto Nacional de Comunicação (INACOM), que permitiu, em 2001, a instalação de emissores e estúdios em todas as Dioceses de Angola.

    Entretanto, o Presidente da República garantiu a 8 de Janeiro de 2018, durante a primeira conferência de imprensa desde que tomou posse, que a extensão do sinal da Rádio Ecclesia para todo o país, uma das mais antigas reivindicações na área da comunicação social em Angola, não terá qualquer obstáculo por parte do Governo.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Excesso de capacidade na indústria siderúrgica da China se espalha para os mercados de exportação

    Uma investigação do Ministério do Comércio da Tailândia poderá ampliar as medidas anti-dumping contra bobinas de aço laminadas a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema