Quinta-feira, Maio 16, 2024
14.3 C
Lisboa
More

    Quela precisa de mais enfermeiros

    O sector da Saúde do município do Quela, na província de Malange, necessita de pelo menos 20 novos enfermeiros para reforçar o quadro clínico.
    O chefe de repartição municipal da Saúde, João Ganga, revelou ontem que, neste momento, o município conta apenas com 17 enfermeiros, número que considerou insuficiente para fazer face às solicitações.Na localidade do Mufuma, por exemplo, existe apenas um enfermeiro, facto que está a preocupar as autoridades municipais, devido os transtornos que a situação cria às populações.
    João Ganga disse que o Quela possui uma rede sanitária composta por um hospital municipal com capacidade para internar 25 pacientes e igual número no centro de saúde, e cinco postos médicos.
    O hospital municipal presta serviços de consultas externas de maternidade, pediatria, banco de urgência e do programa de transmissão vertical do HIV-Sida.
    A unidade sanitária dispõe apenas de uma ambulância para a evacuação dos doentes graves para a sede provincial, número considerado insuficiente para satisfazer todas as necessidades.

    Assistência médica melhora

    O chefe da repartição municipal da Saúde afirmou que a conclusão, no prazo de 180 dias, das obras de ampliação do hospital municipal, com capacidade para 40 camas, vai permitir a melhoria da prestação do atendimento e assistência médica e medicamentosa às populações do município. Mais de oito mil pacientes foram assistidos entre e Janeiro e Junho na referida unidade sanitária, destacando-se a adesão das mulheres às consultas pré-natais.
    Além do surgimento de duas especialistas na área da maternidade, o chefe de repartição municipal da Saúde do Quela disse que foram ainda criadas equipas móveis para a realização de consultas externas e pré-natais, e a instalação do Programa Alargado de Vacinação (PAV) nalgumas comunas.
    João Ganga lamentou a fraca participação dos pais e encarregados de educação nas campanhas de vacinação, por estes reservarem a maior parte do seu tempo às actividades do campo.As enfermidades mais frequentes no município do Quela são as diarreicas e respiratórias agudas, parasitoses, malária, infecção urinária e dermatite.

     

    in Jornal de Angola

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Excesso de capacidade na indústria siderúrgica da China se espalha para os mercados de exportação

    Uma investigação do Ministério do Comércio da Tailândia poderá ampliar as medidas anti-dumping contra bobinas de aço laminadas a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema