Sexta-feira, Maio 17, 2024
19.2 C
Lisboa
More

    Professoras destacam efeitos positivos do processo de inclusão

    Professoras da Escola Óscar Ribas reconheceram hoje, em Luanda, que o sistema de inclusão é uma mais-valia para o ensino, bem como para os estudantes com deficiências.

    Em entrevista à Angop sobre o processo de ensino na instituição, os docentes afirmaram que a inclusão escolar traz consigo muitos benefícios para quem sofre de deficiência, pelo facto de permitir a sua interacção com os demais alunos.

    A professora Angelina Caetano disse que a inclusão traz grandes vantagens, exemplificando que a Escola Óscar Ribas antes era apenas para deficientes e os alunos conviviam em um ambiente isolado, mas fruto da inclusão adaptam-se e ficam melhor preparados para lidarem com a sociedade.

    Angelina Caetano, que lecciona há 33 anos, estando no presente ano lectivo a dar aulas numa turma da 5ª classe com dois alunos com deficiência visual, adianta que tem sido satisfatório o processo de inclusão.

    Após ter participado em alguns seminários de capacitação aperfeiçoo o uso do Braille, Angelina Caetano afirmou que lecciona sem dificuldades.

    Segundo a docente, são alunos interessados em aprender e colaboram muito, facilitando o ensino e aprendizado, pois colocam em prática o que lhes é ensinado, contribuindo assim para uma evolução positiva.

    Por seu turno a docente Madalena Neves, professora de Braille, revelou ser uma experiência positiva, uma vez que também tem a mesma dificuldade (deficiência visual) e tenta ajudar.

    A adaptação, disse, varia de criança para criança e segundo a evolução são enquadradas em salas de inclusão.

    Madalena Neves considerou que o sistema de inclusão acaba com a descriminação e prepara as crianças para uma vida independente.

    Joanete Mateus, mãe de um aluno de 9 anos de idade portador de deficiência visual, diz estar muito feliz com o desenvolvimento do filho, que tem se adaptado muito bem.

    Por seu turno Pedro Parente, pai de uma menina de 19 anos portadora de deficiência auditiva, mostrou-se feliz pela evolução da filha, pelo facto de actualmente perceber até mesmo a linguagem labial e não apenas depender da gestual.

    Dados do Ministério da Educação (MED) indicam que o país possui 20 escolas especiais e 775 instituições de ensino inclusivas com mais de 30 mil estudantes matriculados. (ANGOP)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TSE suspende julgamento de ações que pedem cassação de Moro por atos na pré-campanha em 2022; caso será retomado na 3ª

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu nesta quinta-feira o julgamento das ações que pedem a cassação do senador Sergio...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema