Domingo, Maio 19, 2024
15.1 C
Lisboa
More

    Proença de Carvalho quer afastar juiz

    Advogado diz que Carlos Alexandre gosta do poder que tem no Tribunal Central de Investigação Criminal e que, por isso, ainda não quis ser “promovido à Relação”.

    Proença de Carvalho foi inspetor da Polícia Judiciária e logo a seguir ao 25 de Abril de 1974 passou pelo PS (cmjornal.xl.pt)
    Proença de Carvalho foi inspetor da Polícia Judiciária e logo a seguir ao 25 de Abril de 1974 passou pelo PS (cmjornal.xl.pt)

    Proença de Carvalho quer tirar o juiz Carlos Alexandre do Tribunal Central de Investigação Criminal, conhecido por ‘Ticão’. É isso que se depreende das declarações que o advogado, que defendeu José Sócrates em vários processos, proferiu ontem à TSF. “[Carlos Alexandre] já podia ter sido promovido à Relação. Mas não, ele gosta é de estar naquele tribunal. E, realmente, compreende-se, o poder é tão grande”, afirmou, apelidando ainda o magistrado como o “superjuiz dos tabloides”.

    O advogado, que logo a seguir ao 25 de Abril de 1974 passou pelo PS e anos depois dirigiu a campanha de Freitas do Amaral nas eleições presidenciais de 1986 (apoiado por PSD e CDS) – que Mário Soares venceu – criticou ainda a “concentração de processos” nas mãos de Carlos Alexandre e frisou que, em Portugal, “perdeu-se o direito ao juiz natural”. Justificou tal opinião com o facto de o Ministério Público saber ‘à priori’, que ao escolher o DCIAP para coordenar e dirigir a investigação a José Sócrates, o processo iria parar a Carlos Alexandre.

    O antigo inspetor da Polícia Judiciária considerou, por outro lado, “um pouco ridículo” que Carlos Alexandre tivesse invocado, entre outros argumentos, o perigo de fuga, para sustentar a preventiva do antigo primeiro-ministro. “O engenheiro José Sócrates, se não quisesse comparecer perante as autoridades, não teria feito a viagem de Paris naquele dia”, vincou.

    José Sócrates está em prisão preventiva no Estabelecimento Prisional de Évora desde terça-feira. É o recluso nº 44, indiciado por sete crimes: quatro de corrupção, um de branqueamento de capitais, um de evasão fiscal simples e outro de evasão fiscal qualificada. (cmjornal.xl.pt)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TSE suspende julgamento de ações que pedem cassação de Moro por atos na pré-campanha em 2022; caso será retomado na 3ª

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu nesta quinta-feira o julgamento das ações que pedem a cassação do senador Sergio...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema