Quinta-feira, Maio 16, 2024
18.9 C
Lisboa
More

    Presidente dos Santos apela à Comunidade Internacional para reforço da ajuda humanitária a RCA

    O Chefe de Estado de Angola e Presidente em exercício da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos, José Eduardo dos Santos, apelou hoje, sexta-feira, em Luanda, à comunidade internacional, e a ONU, em particular, no sentido de reforçar a sua ajuda humanitária às populações da República Centro Africana (RCA) e o envio, o mais depressa possível, das forças de manutenção de paz aprovada em resolução do Conselho de Segurança.

    Presidente da República, José Eduardo dos Santos (DR)
    Presidente da República, José Eduardo dos Santos (DR)

    José Eduardo dos Santos discursava na Cimeira Tripartida com os seus homólogos do Tchad e do Congo, respectivamente, Idriss Déby Into, e Denis Sassou Nguesso, convocada para avaliar medidas para o reforço da segurança na RCA.

    Na sua intervenção, saudou a presença das forças da MISCA, que têm ajudado o governo de transição a combater as forças negativas e superar os focos de instabilidade, com vista ao restabelecimento da paz e ordem pública na RCA, assim como as forças francesas que, conjuntamente, actuam no mesmo sentido.

    Afirmou que, no plano bilateral, o governo angolano estabeleceu entendimentos com o governo de transição deste país a fim de o ajudar a repor a administração pública, o sistema de defesa,  segurança, ordem pública e outras instituições do Estado.

    José Eduardo dos santos pediu igualmente, aos países da Comunidade Económica da África Central, a concertação dos seus esforços para ajudar a RCA a superar os problemas nestes domínios.

    Por outro lado, disse acolher com “muita satisfação” o interesse do governo de transição deste país em promover um fórum abrangente sobre a reconciliação nacional,

    Neste sentido, destacou o apoio da CEEAC ao fórum sobre reconciliação nacional, por ser consensual a ideia de que o diálogo, a negociação e a inclusão política e social são a melhor via para a procura de  soluções para pôr fim aos conflitos.

    “Os caminhos que devemos trilhar para ultrapassar as contradições existentes são os da paz,  da unidade nacional,  da reconciliação,  do direito à diferença,  da justiça e do desenvolvimento económico e social inclusivo”, rematou o Chefe de Estado angolano.  (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Excesso de capacidade na indústria siderúrgica da China se espalha para os mercados de exportação

    Uma investigação do Ministério do Comércio da Tailândia poderá ampliar as medidas anti-dumping contra bobinas de aço laminadas a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema