24.9 C
Loanda
Terça-feira, Novembro 5, 2024

Presidente da RDC quer por fim aos actos de corrupção

PARTILHAR

O Presidente da República Democrática do Congo (RDCongo), Félix Tshisekedi, anunciou quinta-feira que vai por fim aos “corruptos, intocáveis e corrompidos”, garantindo que vai denunciar a “grande e a pequena corrupção”.

Presidente da República Democrática do Congo quer por fim aos atos de corrupção
A corrupção envolve tanto “funcionários subalternos”, como “os membros dos mais altos escalões do Estado”, disse o Presidente, num discurso em Kinshasa, por ocasião do Dia Africano contra a Corrupção.

“Para muitas grandes empresas, os elevados custos da corrupção continuam a ser menores que os custos da ética empresarial”, insistiu.

Félix Tshisekedi considerou que muitas empresas, de áreas com a mineração, madeiras ou telecomunicações, têm “pouco interesse” em que exista transparência nos concursos.

De acordo com o DN que cita a Lusa, o chefe de Estado, que tomou posse a 24 de janeiro, anunciou a sua intenção de ratificar a convenção da União Africana contra a corrupção, para “permitir que a RDCongo possa recuperar os ativos e produtos da corrupção espalhados em paraísos fiscais”.

O Presidente anunciou ainda a criação “em breve dentro do (seu) gabinete de um serviço especializado designado coordenação para a mudança de mentalidades”.

Félix Tshisekedi deixou uma mensagem contra os “intocáveis corruptores e corrompidos”, garantindo que no seu mandato vão ser chamados à justiça, com uma “aplicação rigorosa da lei”.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

África caminha para mais uma guerra mortífera no Congo, alimentada pela corrida aos minerais essenciais para a transição energética

A África está a caminho de uma repetição de uma guerra que ocorreu entre a República Democrática do Congo...

Cessar-fogo na República Democrática do Congo após conversações mediadas por Angola

Uma reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros da República Democrática do Congo e do Ruanda, mediada por Angola, garantiu...

EUA e Angola em ofensiva pela paz na República Democrática do Congo

Os Estados Unidos e Angola estão envolvidos numa ofensiva diplomática que visa tentar alcançar um cessar fogo durável na...

Tropas ruandesas combateram ao lado dos rebeldes M23 na RDC afirmam peritos da ONU

Cerca de 3.000 a 4.000 soldados ruandeses combatem ao lado do M23 no leste da República Democrática do Congo,...