Quinta-feira, Maio 16, 2024
14.4 C
Lisboa
More

    Portugal em situação de contingência a partir de 15 de Setembro

    O Governo anunciou esta quinta-feira que, a partir de 15 de Setembro, todo o país vai entrar em situação de contingência, face à pandemia do novo coronavírus.

    A medida foi anunciada pela ministra de Estado e da Presidência, após o Conselho de Ministros. Na conferência de imprensa, Mariana Vieira da Silva esclareceu também que a região de Lisboa e Vale do Tejo vai permanecer, até lá, em situação de contingência.

    “Os números do último dia e aquilo que sabemos dos números de hoje mostram um aumento do número de casos e, por isso, apesar desta tendência decrescente na região de Lisboa e Vale do Tejo e da tendência relativamente constante ao longo da última quinzena, o Governo considera que aquilo que deve é continuar exactamente com as mesmas medidas que existiam até aqui na próxima quinzena”, afirmou a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva.

    A ministra explicou que o Executivo vai alargar o alerta para contingência para preparar o regresso às aulas e aos postos de trabalho. A partir de 15 de Setembro, o país entra em situação de contingência com “um conjunto de medidas para preparar o outono e o inverno”.

    Mariana Vieira da Silva referiu ainda que a decisão de manter “exactamente as mesmas medidas” na primeira quinzena de Setembro “acontece porque os números estão estáveis e a resposta do Serviço Nacional de Saúde” está controlada, além de que a capacidade de testes “tem vindo a aumentar”.

    A situação de alerta, aquela em que o país se encontrava antes de ser decretado o estado de emergência em 18 de Março, é o nível mais baixo de intervenção previsto na Lei de Bases de Protecção Civil, depois da situação de contingência e de calamidade (mais elevado).

    As medidas serão apresentadas a 7 de Setembro, dia em que as reuniões no Infarmed vão ser retomadas.

    REUNIÕES NO INFARMED RETOMAM A 7 DE SETEMBRO
    As reuniões no Infarmed vão voltar no dia 7 de Setembro, anunciou também a ministra. Um dos temas principais da primeira reunião será o conjunto de novas medidas que vão entrar em vigor a 15 de Setembro.

    Questionada sobre o formato em que decorrerão e o porquê de serem retomadas, Mariana Vieira da Silva disse que “as reuniões terão uma parte, a parte expositiva, que será de transmissão aberta e essa é a principal diferença que as reuniões terão face ao passado”.

    GOVERNO APROVA FIM DO FACTOR DE SUSTENTABILIDADE PARA TRABALHADORES DOS REGIMES ESPECIAIS
    O Conselho de Ministros aprovou hoje o diploma que elimina o factor de sustentabilidade para as profissões dos regimes especiais no acesso à pensão, que têm uma idade de reforma inferior à do regime geral.

    Este diploma concretiza uma medida contemplada no Orçamento do Estado para 2019 e abrange profissões de desgaste rápido como os mineiros, trabalhadores de pedreira ou bailarinos profissionais.

    Em causa estão regimes especiais de acesso à pensão que contemplam uma idade de acesso à reforma inferior à do regime geral, mas que impunham o corte pelo factor de sustentabilidade, que está actualmente fixado em 15,2%.

    “Há um conjunto de profissões que tinham acesso à pensão antes da idade geral, mas que eram penalizados pelo factor de sustentabilidade que é agora eliminado”, referiu a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, indicando que estão em causa, entre outros, os trabalhadores das pedreiras, das minas, ou os bailarinos profissionais.

    A ministra salientou ainda que a eliminação do factor de sustentabilidade no acesso à reforma por parte dos trabalhadores destes regimes especiais vai aplicar-se a todos os pedidos de entrada na reforma efectuados em 2020.

    MAIS DUAS MORTES E 399 NOVOS CASOS DE COVID-19 EM PORTUGAL
    Portugal registou mais duas mortes por Covid-19 e 399 novos casos confirmados de infecção nas últimas 24 horas, segundo o boletim epidemiológico da Direcção-Geral da Saúde (DGS) divulgado esta quinta-feira.

    Desde o início da pandemia, registaram-se em Portugal 56.673 casos de infecção pelo novo coronavírus e 1.809 óbitos.

    As mortes registadas nas últimas 24 horas ocorreram na região de Lisboa e Vale do Tejo.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Excesso de capacidade na indústria siderúrgica da China se espalha para os mercados de exportação

    Uma investigação do Ministério do Comércio da Tailândia poderá ampliar as medidas anti-dumping contra bobinas de aço laminadas a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema