Quinta-feira, Maio 16, 2024
17.8 C
Lisboa
More

    Portas fala em “esforço para recuperar sentido de compromisso” com PSD

    O ministro dos Negócios Estrangeiros afirma hoje, em declarações ao Expresso, que “vai ser preciso um esforço para recuperar o sentido de compromisso” entre o PSD e o CDS-PP. O PÚBLICO avançou na quinta-feira que o clima de tensão entre os parceiros de Governo adensou-se com a proposta de concessão da RTP.

    Em declarações publicadas na edição deste sábado do semanário Expresso, o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros mostrou-se desagradado com a forma como Miguel Relvas definiu o futuro da RTP, insistindo que é contra a concessão de todo o serviço público de televisão a privados.

    O também líder dos populares garantiu que o seu partido não vai aceitar alterações ao que está no programa do Governo de coligação PSD/CDS-PP sem uma renegociação. “Vai ser preciso um esforço para recuperar o sentido de compromisso que PSD e CDS demonstraram quando negociaram o programa do Governo. Estamos cá para isso”, acrescentou.

    Na quinta-feira, o PÚBLICO adiantou que o ambiente na coligação governamental tem vindo a agravar-se nos últimos meses, depois da derrapagem da execução orçamental e da decisão do Tribunal Constitucional sobre a taxação de impostos específica para os funcionários públicos, mas sobretudo após a proposta de concessão da RTP.

    As declarações de Paulo Portas surgem apenas um dia depois de o conselho de administração da rádio e televisão públicas ter apresentado a sua demissão, que foi aceite por Miguel Relvas.

    O pedido de demissão surgiu depois de o consultor do Governo para as privatizações, António Borges, ter anunciado que uma das propostas em cima da mesa era a concessão da RTP 1 a privados e o encerramento da RTP 2. Esta semana, a administração liderada por Guilherme Costa – que fora reconduzido no cargo pelo ministro da tutela, Miguel Relvas – manifestou-se contra a concessão.

    As declarações de António Borges levaram Guilherme Costa a dizer publicamente que, “em tempo oportuno”, manifestou junto do Governo a sua discordância perante o cenário de uma concessão da empresa a um privado. “O conselho de administração da RTP considera descabido do ponto de vista institucional a divulgação pública de opiniões favoráveis a um dos cenários ainda em análise, sentindo-se por isso obrigado a divulgar publicamente que manifestou, em tempo oportuno, a sua discordância relativamente a este cenário”, lê-se no comunicado divulgado no início da semana. A administração afirmava ainda que não reconhecia “os argumentos económicos de poupança para o Estado, apresentados publicamente, em favor deste cenário”.

    FONTE: Público

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Excesso de capacidade na indústria siderúrgica da China se espalha para os mercados de exportação

    Uma investigação do Ministério do Comércio da Tailândia poderá ampliar as medidas anti-dumping contra bobinas de aço laminadas a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema