Domingo, Maio 19, 2024
20.2 C
Lisboa
More

    PN contabiliza 30 mortes resultantes da exploração ilegal de ouro

    A actividade de garimpo de ouro já causou a morte a pelo menos 30 cidadãos nacionais, nos municípios da Jamba e Chipindo, província da Huíla, em consequência de desmoronamentos de terra, informou esta quinta-feira, no Lubango, o porta-voz do comando da Operação Transparência, António Bernardo.

    De acordo com Angop, a informação foi prestada à imprensa no final da apresentação do memorando sobre a exploração de ouro na província, no âmbito da Operação Transparência, com incidência na emigração e exploração ilegal de mineiros estratégicos.

    Acrescentou que, destes, 16 mortes tiveram lugar este ano (2019), sendo 13 em Março e outras três em Abril.

    Sem estabelecer um período exacto em que sucederam os outros incidentes, António Bernardo fez saber que a corrida pelo ouro, no município do Chipindo, localizado a 456 quilómetros a Norte do Lubango, e que tem uma população estimada em 70 mil 936 habitantes, teve início em 2014, com o processo de prospecção do minério.

    O porta-voz referiu ainda que, só na Jamba, havia informações de que estavam mais de mil garimpeiros, no entanto hoje a circunscrição já não verifica esta situação de exploração ilegal, mas o mesmo não ocorre com o Chipindo, onde a Polícia Nacional opera e está a reduzir os focos existentes.

    “Nós estamos focados na protecção dos minerais estratégicos do país e no combate à emigração ilegal, pórem este combate não depende só da Polícia Nacional, mas implica o envolvimento de outros sectores.

    Entretanto, referiu que a província da Huíla é a sede regional do comando dessa operação na região, onde começam também a tratar de questões ligadas ao Cunene e ao Namibe, sendo que nestas províncias serão instalados postos comandos auxiliares.

    A província tem 14 municípios, 52 comunas e conta com uma população estimada em cerca de dois milhões, 906 mil 791 habitantes.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TSE suspende julgamento de ações que pedem cassação de Moro por atos na pré-campanha em 2022; caso será retomado na 3ª

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu nesta quinta-feira o julgamento das ações que pedem a cassação do senador Sergio...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema