Domingo, Maio 5, 2024
18.5 C
Lisboa
More

    PGR quer campanha de prestação de contas

    Procuradoria-Geral da República defendeu ontem, em Luanda, a necessidade urgente de se implementar no país uma campanha nacional de prestação de contas.

    A intenção, de acordo com o JA, foi manifestada pelo representante da PGR junto do município de Talatona, que sublinhou que a corrupção tende a fragmentar-se de forma mais rápida nas sociedades onde não há prestação de contas.

    Pedro Baptista, que discursava na cerimónia de abertura da primeira Feira de Combate à Corrupção, Impunidade e Serviços em Angola, defendeu que se deve mostrar à sociedade a necessidade do envolvimento de todos no combate contra este mal. “Se deixarmos tudo simplesmente nas mãos dos governantes, não teremos sucesso”.

    O magistrado, que falava em representação do procurador-geral da República, Hélder Pitta Groz, disse que, se não for possível o engajamento de todos neste grande desafio, o combate ao qual todos se propuseram tende a fracassar.

    Pedro Baptista adiantou ainda que se pretende também que os órgãos de Justiça se tornem cada vez mais céleres e capacitados para atenderem aos grandes desafios que o país tem pela frente, não apenas no combate ao crime comum, mas também no combate à corrupção e à impunidade que tanto mal tem feito à sociedade angolana.

    O representante da PGR reconheceu que a corrupção corrói a economia de qualquer país, colocando em causa a subsistência das sociedades. O fosso entre os pobres e ricos, disse, tende a aumentar, tendo em conta que nestas condições não se consegue criar uma classe média.

    Pedro Baptista referiu que, normalmente, a corrupção tem como origem os fundos públicos que seriam destinados para satisfação colectiva de uma determinada sociedade.

    Durante a feira, que decorreu sob o lema “Saber prever afim de prever, Pedro Baptista disse que os expositores pretenderam passar a mensagem que as pessoas não precisam usar caminhos esquivos para terem o acesso aos serviços.

    O coordenador da feira, Eliseu dos Reis, disse que a actividade, que termina hoje, tem como objectivo consciencializar a sociedade sobre as diferentes formas de prevenção e assim acabar com a corrupção.
    Participam do encontro 17 expositores e nove hospitais públicos.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Presidente Joe Biden propõe nova embaixadora para Angola

    O Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Joe Biden, anunciou a sua intenção de nomear Abigail L. Dressel...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema