Sexta-feira, Maio 24, 2024
15.7 C
Lisboa
More

    Petróleo Brent dispara acima de US$ 90 enquanto Emirados Árabes Unidos ameaçam cortar laços diplomáticos com Israel

    Neste momento, os laços de Israel com os principais países do Golfo, como os Emirados Árabes Unidos, estão perto do ponto de ruptura, depois de apenas alguns anos atrás a normalização diplomática ter sido aclamada através dos acordos de Abraham de Trump.

    Mas os relatórios da imprensa internacional e israelita confirmam que os EAU anunciaram que vão suspender toda a coordenação em matéria de ajuda humanitária com Israel .

    Além disso, como relata a mídia israelita : “Os Emirados Árabes Unidos anunciaram uma suspensão da coordenação diplomática com Israel após a morte de sete trabalhadores humanitários em Gaza”.

    Simultaneamente, Israel está a colocar as suas embaixadas em todo o mundo em alerta máximo de segurança devido ao “aumento da ameaça de resposta iraniana” na sequência do ataque israelita de segunda-feira à embaixada iraniana em Damasco.

    Tudo isso serviu para fazer o Brent disparar nas últimas duas horas, com o Brent subindo acima de US$ 90 pela primeira vez desde outubro e fazendo com que as ações caíssem para os mínimos da sessão em Wall Street.

    Com o Irão a prometer que a sua retaliação ocorrerá a qualquer momento, os militares de Israel estão a lutar para se prepararem, sendo a última medida a suspensão de todas as licenças de regresso a casa para todas as tropas de combate.

    Enquanto isso, o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, estaria “chateado” com o primeiro-ministro Netanyahu pelo assassinato dos sete trabalhadores humanitários em Gaza, embora Israel tenha reconhecido que foi um “grave erro”.

    Até agora, os avisos de Biden e dos diplomatas americanos têm soado como meras palavras vazias de “preocupação” e “contenção”, sem impedir que Israel continue as operações militares em Gaza.

    Mas desta vez Biden deu a Israel um “ultimato” para “um cessar-fogo imediato”. Segundo analistas, a postura mais dura de Biden deve-se ao facto de as operações militares de Israel em Gaza estarem lentamente a começar a fraturar a base de apoio democrata, e isso é mau para Biden, que deverá enfrentar Trump nas eleições presidenciais de novembro.

    Editor Económico
    Portal de Angola

    Publicidade

    spot_img

    2 COMENTÁRIOS

    1. Biden não mostra ter a força que o líder da mais poderosa nação do mundo deve ter, infelizmente, e Trump pode tirar proveito disso.
      Israel age como o escorpião levado pelo sapo na travessia de um rio, a sua natureza fala mais forte e não consegue agradar parceiros nem fingir serem humanos.

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    A Europa consegue assegurar seus próprios minerais críticos?

    Com entrada em vigor de nova lei, União Europeia tenta diminuir sua dependência em relação à China em materiais...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema