Quinta-feira, Maio 16, 2024
17.8 C
Lisboa
More

    Operação Marquês: “Nunca na vida corrompi ninguém”, insiste Salgado

    O antigo número um do Grupo Espírito Santo saiu esta segunda-feira de um interrogatório de menos de duas horas, no âmbito da instrução da Operação Marquês, a afiançar que prestou todos os esclarecimentos sobre “as relações e os contratos” com Zeinal Bava. “Nunca na minha vida corrompi ninguém”, reiterou ainda Ricardo Salgado.

    “Fui chamado para vir esclarecer o que se passou nas relações com Zeinal Bava e os contratos. Eu julgo que esclareci”, afirmou Ricardo Salgado, citado pela RTP, após ser interrogado por Ivo Rosa, o juiz de instrução do processo da Operação Marquês.

    O antigo presidente do Banco Espírito Santo sustentou que “não há discrepâncias” entre o seu depoimento e o que foi dito na inquirição de Zeinal Bava, ex-presidente executivo da PT, realizada há duas semanas.

    Questionado pelos jornalistas sobre eventuais perguntas relativas a José Sócrates, Salgado negou ter sido questionado sobre o ex-governante.

    “Já disse várias vezes, sempre que me falaram que andei a corromper este ou aquele, eu nunca na minha vida corrompi ninguém”, frisou.

    Fonte ligada ao processo, citada pela rádio pública e pela agência Lusa, adiantou que o depoimento de Ricardo Salgado foi coincidente com o que afirmou Zeinal Bava a propósito de um contrato com a Portugal Telecom, num montante de 25,2 milhões de euros, oficializado em 2010. Vínculo relativo a fundos fiduciários que era mencionado desde 2006.

    Os fundos, segundo a mesma fonte, foram entregues a Bava para a compra de ações da PT e terão sido pagos em três parcelas de 6,7 milhões, 8,5 milhões e dez milhões de euros, respetivamente.

    Salgado escusou-se a falar, durante o interrogatório, de José Sócrates ou do negócio com a empresa brasileira de telecomunicações Vivo.

    Salgado e a Operação Marquês

    O Ministério Público questiona o eventual papel influenciador de Ricardo Salgado junto do então Governo socialista de José Sócrates em negócios com a participação do Grupo Espírito Santo. São exemplos a contestação à OPA da Sonae sobre a PT, em 2006 e 2007, a cisão da PT Multimédia, a venda da Vivo à Telefónica, em 2010, e a aquisição de 22,28 por cento do capital da Oi pela Portugal Telecom.

    O antigo homem forte do Espírito Santo é acusado da prática de crimes de corrupção ativa de titular de cargo político, corrupção ativa, branqueamento de capitais, abuso de confiança, falsificação de documento e fraude fiscal qualificada.

    Por sua vez, o antigo primeiro-ministro é acusado de crimes de corrupção passiva de titular de cargo político, branqueamento de capitais, falsificação de documentos e fraude fiscal qualificada.

    Segundo a acusação, José Sócrates teria recebido, de 2006 a 2015, perto de 34 milhões de euros em troca de favorecimento de interesses de Ricardo Salgado no Grupo Espírito Santo e na Portugal Telecom, assim como pela alegada garantia da concessão de financiamento da Caixa Geral de Depósitos ao empreendimento de Vale do Lobo e pelo presumível favorecimento do Grupo Lena.

    Foram também acusados, entre outros arguidos, o empresário Carlos Santos Silva, o ex-administrador do Grupo Lena Joaquim Barroca, Zeinal Bava, Armando Vara, antigo deputado e ministro e ex-administrador da Caixa, Henrique Granadeiro, antigo presidente da PT, e José Paulo Pinto de Sousa, primo de José Sócrates.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Excesso de capacidade na indústria siderúrgica da China se espalha para os mercados de exportação

    Uma investigação do Ministério do Comércio da Tailândia poderá ampliar as medidas anti-dumping contra bobinas de aço laminadas a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema