Domingo, Maio 19, 2024
16.3 C
Lisboa
More

    Obras “infernizam” o trânsito na Avenida Deolinda Rodrigues

    Na avenida Deolinda Rodrigues, no sentido Luanda Viana, sobretudo no período da manhã e ao fim da tarde, o trânsito faz-se com alguma deficiência, em função do estreitamento da via, face aos trabalhos de macro-drenagem que estão a ser executados junto às instalações do Instituto Nacional de Estradas (INEA) até à base da Tcul.

    Os trabalhos de macrodrenagem, iniciados no princípio deste mês, têm a duração de dois meses, mas, enquanto isso, os automobilistas e transeuntes queixam-se das dificuldades para circularem na via em determinadas horas do dia, pelo que, muitas vezes, se vêem obrigados a encontrar outras alternativas para chegarem ao destino.

    Nas horas de ponta, a situação é bem mais complicada e as vias alternativas não oferecem condições de circulação para quem pretende chegar a Viana, Catete ou até mesmo às províncias do Cuanza-Norte e Malanje.

    Deste modo, os automobilistas sujeitam-se a longas filas durante largos minutos até ultrapassarem o ponto crítico, daí o desgaste das viaturas e também para quem pretende chegar ao destino a tempo. Enquanto persiste o imbróglio, os taxistas aproveitam – se e encurtam a via e, nesta condição, a população é quem mais sofre, porque acaba por desembolsar acima do valor estipulado.

    Na mesma avenida, nos dois sentidos, há um outro ponto crítico junto à passagem do famoso Milénio, na Estalagem, no sentido Viana Luanda.

    Não tem sido fácil circular neste perímetro, onde o trânsito obedece às regras do anda pára, pára anda.

    Contactados pela Jornal de Angola, alguns automobilistas aplaudem o arranque das obras no sentido de garantir melhor conforto para
    os que circulam na via, mas, por outro lado, queixam-se da demora no trânsito.

    Miguel Amado trabalha nas proximidades da Shoprite e reside em Viana, diz que não tem sido fácil chegar ao serviço, porque se perde muito tempo no trânsito. “Penso que não há necessidade de as obras continuarem a demorar. As empresas que não cumprem com os prazos contratuais deviam ser responsabilizadas criminalmente.”

    Ângela Fernando trabalha na Vila Alice, mas, frequentemente, faz uso da Avenida Deolinda Rodrigues para se deslocar à Universidade
    Utanga, em Viana, num percurso feito diariamente de táxi. Conta que nos últimos tempos o seu dia-a-dia tem sido um “inferno”, em função das obras em curso junto ao INEA e na Estalagem.

    “Tenho estado a chegar tarde quer em casa, quer na escola. Não sei quando terminam estas obras. Os táxis, muitas vezes, encurtam a via e somos obrigados a pagar a dobrar. Por exemplo, os taxistas que saem do Largo da Independência, em horas consideradas críticas, descarregam os passageiros junto ao Cavalo Branco. Os de Viana fazem a descarga na BCA. Infelizmente, são estes os transtornos.”

    A jovem, que é estudante universitária, disse que, antes do início das obras, o trajecto até a Utanga fazia-se em 1h30, mas hoje consome mais de duas horas e meia. Acrescentou que, nos últimos dias, se torna difícil cumprir com a rotina habitual.
    Na Avenida Deolinda Rodrigues, também conhecida como estrada nacional 230 ou de Catete, os automobilistas queixam-se da falta de iluminação, que também tem causado inúmeros acidentes que podiam ser evitados, mas a escuridão tem sido igualmente um dos obstáculos.

    Além das obras de macrodrenagem, na Avenida Deolinda Rodrigues, estão também a ser construídas 13 paragens para táxis e autocarros. A obra está a cargo da empresa Carmon.

    Um dos técnicos da Carmon, que pediu o anonimato, disse que os trabalhos têm a duração de um mês, mas garantiu que os serviços efectuados pela sua empresa não tem causado congestionamentos ao tráfego rodoviário.

    “As nossas obras estão a ser feitas a 50 metros do fim do asfalto. Duas paragens já estão concluídas na zona da Estalagem. Cabe agora ao dono da obra (INEA) fazer os acabamentos”, precisou o técnico de Construção Civil.

    O Jornal de Angola tentou contactar ontem o INEA, na qualidade de dona da obra, mas sem sucesso.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TSE suspende julgamento de ações que pedem cassação de Moro por atos na pré-campanha em 2022; caso será retomado na 3ª

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu nesta quinta-feira o julgamento das ações que pedem a cassação do senador Sergio...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema