Quinta-feira, Maio 16, 2024
13.5 C
Lisboa
More

    Município da Matala projecta produção de arroz em grande escala

    Para a produção de arroz, cujos estudos de solos está em curso, a administração da Matala já disponibilizou 514 hectares de terras aráveis

    O município agropecuário da Matala, na província da Huíla, está a desenvolver um ambicioso projecto virado para a produção de arroz em grande escala, com vista contribuir para a massificação do Programa de Diversificação da Economia Nacional.

    Nesta perspectiva, já se encontra na municipalidade um grupo de empresários chineses que há um ano tem feito a análise dos solos. O administrador municipal da Matala, Miguel Paiva Vicente, revelou que a sua administração já cedeu para um total de 514 hectares de terra arável, em que além do arroz serão cultivados produtos de outro tipo.

    “Temos feito apelos aos grandes empresários, que a Matala está aberta para os interessados em investir, desde que cumpram com a legislação angolana. Neste momento, temos uma grande empresa chinesa a operar em 514 hectares nos quais ensaia a produção de arroz. Já está no terreno há um ano e os resultados dos ensaios são muito animadores”, considerou.

    Sem referir quantidades, o administrador da Matala revelou que os resultados da primeira experiência de produção de arroz no município sob sua direcção são animadores, tendo em conta o produto já colhido no referido projecto.

    Para Miguel Paiva Vicente, a aposta de empresas agrárias no município vai proporcionar inúmeras valências aos seus habitantes, sobretudo os jovens que nelas encontram o primeiro emprego. “Estas empresas são bem-vindas ao nosso município, por duas razões: a primeira é que elas poderão contribuir para o Produto Interno Bruto (PIB) do país, e a segunda é que ajudam-nos a oferecer emprego aos nossos jovens”, reconheceu.

    Acrescenta que, nem todos os jovens estão formados para serem médicos ou professores, por isso, muitos são camponeses e as grandes empresas podem assegurar-lhes emprego. Entretanto, o administrador da Matala garantiu igualmente que o governo desenvolve todos os esforços para garantir as condições necessárias para atrair mais investidores para operar localmente, so

    bretudo por se tratar de uma região com tradição e vocação agrícola.

    Matala, o pólo da Huíla

    O município da Matala, com uma extensão de 9.000 quilómetros quadrados, é tido como um dos pólos de desenvolvimento da província da Huíla, que, de acordo ao último censo, possui uma população estimada em 243.938 habitantes, a maior parte da qual dedica-se à agricultura, criação de gado, pesca, sendo que uma ínfima parte dela está vinculada à função pública.

    Para a produção de arroz, cujos solos estão a ser submetidos a acções de prospecção, a administração da Matala já cedeu um total de 514 hectares de terras aráveis. Este dado representa uma séria garantia de que, a breve trecho, a região da Matala pode tornar-se um pólo importante no desenvolvimento da cultura do arroz em Angola. (O País)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Excesso de capacidade na indústria siderúrgica da China se espalha para os mercados de exportação

    Uma investigação do Ministério do Comércio da Tailândia poderá ampliar as medidas anti-dumping contra bobinas de aço laminadas a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema