Sexta-feira, Maio 10, 2024
19.1 C
Lisboa
More

    Moçambique: Novos ataques fazem um morto e vários feridos

    Três autocarros foram alvo de ataques armados no distrito de Nhamatanda, na província moçambicana de Sofala, no domingo (17.05), causando um morto e nove feridos, entre os quais quatro feridos graves.

    Três autocarros foram alvo de ataques armados no distrito de Nhamatanda, na província moçambicana de Sofala, no domingo (17.05), causando um morto e novo feridos, entre os quais quatro feridos graves.

    Segundo testemunhas citadas pelo jornal O País, os homens armados dispararam contra dois autocarros da Transportadora Nagi Investimentos e um da Citi Link. O ataque ocorreu pelas sete horas, a cerca de 40 quilómetros do distrito de Gorongosa, em Sofala.

    A vítima mortal, que morreu no local, era uma mulher de cerca de 40 anos, que seguia no autocarro da Nagi Investimentos, que fazia o trajecto Maputo-Quelimane, adiantou a mesma fonte.

    De acordo com o correspondente da DW, quatro feridos em estado grave foram transferidos para Hospital Provincial de Chimoio, juntamente com cinco feridos ligeiros.

    Um dos autocarros viajava no sentido norte e os outros dois seguiam no sentido sul-norte – estas viaturas teriam pernoitado no cruzamento de Inchope, à espera da escolta, devido aos sucessivos ataques que ocorrem na região.

    Na semana passada, já tinham sido registados outros quatro ataques no troço Inchope-Muxungue.

    Ataques frequentes no centro

    Num comentário aos ataques da última semana, analistas da consultora Oxford Economics citados pela Lusa consideraram que o ataque que feriu seis pessoas na segunda-feira, na província de Sofala, em Moçambique, mostra que o Governo é incapaz de controlar os ataques, mas não vai desestabilizar o país.

    “As forças de segurança parecem incapazes de neutralizar a ameaça, parcialmente porque estão também a combater uma insurgência islâmica na província de Cabo Delgado”, sublinharam.

    Os ataques armados que ocorrem no centro de Moçambique desde Agosto do ano passado têm visado forças de segurança e civis em aldeias e nalguns troços de estrada da região. Já causaram mais de 20 mortos e vários feridos, além da destruição de veículos.

    Publicidade

    spot_img
    FonteDW

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Cantora israelita se classifica para final do Eurovision após críticas em ato pró-palestinos

    Israel se classificou, nesta quinta-feira (9), para a final do festival Eurovision, que acontece na cidade sueca de Malmö,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema