Quinta-feira, Maio 16, 2024
13.5 C
Lisboa
More

    Moçambique; Gurué vive pior crise de água dos últimos cinco anos

     (dw.de)
    (dw.de)

    Em muitos bairros deste distrito no centro de Moçambique, não há água nas torneiras há três meses. A população tem de andar pelo menos cinco quilómetros para satisfazer o consumo diário. A situação é crítica.

    No distrito de Gurué, na província da Zambézia, no centro de Moçambique, dezenas de milhares de pessoas não têm acesso a água potável canalizada. A situação já se arrasta há mais de cinco anos, mas este ano piorou.

    Segundo o administrador local, Joaquim Pahare, a falta de água no distrito deve-se ao fato de o actual sistema de abastecimento não conseguir atender ao número de consumidores. “O sistema consegue abastecer cerca de 17.500 munícipes, mas estima-se [que habitem aqui] 60 mil pessoas”, explica.

    A crise de água já afectou, por exemplo, um internato de estudantes. Vários alunos dizem ter desistido dos estudos porque não conseguem lavar a roupa ou ter acesso a água potável sem ir ao poço mais próximo.

    Sistema obsoleto

    O administrador realça que o sistema de fornecimento de água nunca passou por uma manutenção ou reabilitação desde que foi construído na era colonial.

    Para ultrapassar a crise, o distrito precisa de um abastecimento de, pelo menos, 971.400 metros cúbicos de água ao ano. Actualmente, a estação de captação de água só consegue fornecer 500 metros cúbicos à população.

    O sistema é obsoleto, destaca o administrador, que, ao mesmo tempo, garante que já existe um plano do Governo para ampliar o sistema de fornecimento de água. No entanto, Pahare não avança quando o plano se tornará realidade.

    A solução

    As autoridades locais estimam que são necessários mais de 100 milhões de dólares norte-americanos para ampliar o actual sistema de captação e fornecimento de água em Gurué.

    O presidente da Assembleia Provincial da Zambézia, Betinho Jaime, reiterou que pretende reavaliar os custos da ampliação do sistema de captação e fornecimento de água. O projecto contará com o apoio do Governo provincial e de parceiros de cooperação, bem como da edilidade local para evitar que as obras parem antes de serem concluídas. (dw.de)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Excesso de capacidade na indústria siderúrgica da China se espalha para os mercados de exportação

    Uma investigação do Ministério do Comércio da Tailândia poderá ampliar as medidas anti-dumping contra bobinas de aço laminadas a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema