Segunda-feira, Abril 29, 2024
17 C
Lisboa
More

    Moçambique: CNE considera criada todas as condições para início da votação a 15 de Outubro

    Maputo – O presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE) de Moçambique, Abdul Carimo, considerou nesta segunda-feira, em Maputo, que estão criadas todas as condições para o início das eleições gerais neste país africano banhado pelo Oceano Índico.

    (soldoindico.co.mz)
    (soldoindico.co.mz)

    Falando à imprensa após um encontro com a missão de observação eleitoral da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (C PLP), o responsável referiu que foram ultrapassadas as principais dificuldades que poderiam impedir o bom desenrolar do processo preparatório das eleições.

    “O país é bastante vasto e complexo, o período de recenseamento eleitoral foi bastante desafiador com chuvas intensas e mesmo assim conseguimos atingir as áreas de difícil acesso, tendo registado um total de 89, 11 porcento de potenciais eleitores”, indicou.

    Adiantou, por outro lado, que o seu pelouro foi criando consensos com todas as forças políticas representadas na CNE para que paulatinamente conseguissem registar um maior número possível de eleitores.

    Abdul Carimo considerou finalmente que não há qualquer situação que possa pôr em causa a transparência do processo eleitoral.

    Por sua vez, o presidente da missão de observação eleitoral da CPLP, Pedro Pires, avançou que foi informado sobre o funcionamento da CNE e do trabalho de recenseamento eleitoral e a instalação das diversas instituições que participam no processo eleitoral, desde as mesas de voto, a nível distrital, até às estruturas centrais.

    “Saímos convencidos de que foi feito um bom trabalho para garantir que estas eleições sejam as mais justas possíveis. Agora só nos resta esperar que os eleitores depositem o seu voto nas urnas”, disse.

    Pedro Pires acrescentou que “a CPLP deposita confiança nas instituições dos seus países membros, mas também deposita confiança nas pessoas (políticas) com a convicção de que estão todas a agir no mesmo sentido e imbuídos de um espírito de justiça e profissional para que as coisas corram bem”.

    A missão da CPLP está constituída por 22 membros distribuídos em grupo de cinco elementos nas principais regiões de Moçambique. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Contagem regressiva para a Cimeira do Clima COP29, no Azerbaijão, expõe as tensões sobre o financiamento

    Os líderes políticos afirmaram que as conversações da COP29 deste ano se centrarão num desafio que não conseguiram superar...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema