Segunda-feira, Abril 29, 2024
15.8 C
Lisboa
More

    Secretário das Relações Exteriores do México chega sábado a Luanda

    Cidade do México – O secretário (ministro) das Relações Exteriores do México, José António Meade Kuribreña, chega próximo sábado a Luanda, para uma visita oficial a Angola, anunciou hoje em Nota de Imprensa a Embaixada de Angola no México.

     Secretário (Ministro) das Relações Exteriores do México, José António Meade Kuribreña (periodicoenfoque.com.mx)
    Secretário (Ministro) das Relações Exteriores do México, José António Meade Kuribreña (periodicoenfoque.com.mx)

    De acordo com a fonte, o chefe da diplomacia mexicana manterá conversações com o seu homólogo angolano, George Rebelo Pinto Chicoty, num esforço que visa tornar reais os laços existentes entre Angola e o México.

    As conversas terão como ponto central os preparativos para a instalação de uma embaixada do México em Luanda, provavelmente ainda no próximo ano.

    Presentemente, o embaixador do México em Angola reside na África do Sul, sendo que o país latino-americano conta apenas com um cônsul honorário em Luanda, Reinaldo Luís da Silva Trindade.

    Em artigo distribuído pela Secretaria das Relações Exteriores do México, intitulado “Construindo vínculos mais próximos entre Angola e o México”, José Antonio Meade Kuribreña destaca que o seu país estabeleceu relações diplomáticas com Angola apenas três meses depois de ter obtido a sua independência de Portugal, em Novembro de 1975.

    Ainda assim – sublinha – apesar de quase 40 anos de relações bilaterais, Angola e o México “são ainda relativamente desconhecidos entre si”.

    “O comércio e o investimento entre ambos os países são modestos, a cooperação bilateral é limitada e os intercâmbios culturais são quase imperceptíveis”, afirma.

    O chefe da diplomacia mexicana atribui esta realidade, por um lado, à “prolongada e devastadora guerra civil em Angola” e, por outro, à “modernização do México depois da mudança radical do seu modelo económico e político, iniciada em finais dos anos 1980”.

    José António Meade Kuribreña disse que este é o “momento idóneo” para que os dois países “comecem a recuperar o tempo perdido”, com o seu país predisposto a contribuir para “a transformação do que até agora tem sido basicamente uma relação formal, numa vinculação mais dinâmica, produtiva e próxima entre ambos parceiros”. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Contagem regressiva para a Cimeira do Clima COP29, no Azerbaijão, expõe as tensões sobre o financiamento

    Os líderes políticos afirmaram que as conversações da COP29 deste ano se centrarão num desafio que não conseguiram superar...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema