Sábado, Maio 25, 2024
15.1 C
Lisboa
More

    Ministro da Saúde em Genebra para Assembleia Mundial da OMS

    Genebra – O ministro angolano da Saúde, José Van-Dunem, encontra-se desde sexta-feira em Genebra Suiça), à frente de uma delegação que vai participar na 67ª Assembleia Mundial da Saúde, a decorrer no Palacio das Nações.

     José Van Dunem - Ministro da Saúde Foto: António Escrivão

    José Van Dunem – Ministro da Saúde (Foto: António Escrivão)

    A delegação angolana, que integra técnicos do Ministério da Saúde e da Missão Permanente de Angola junto da ONU, em Genebra, iniciou hoje as suas actividades, tendo tomado parte de uma reunião dos Estados membros da Região Africana da Organização Mundial da Saúde (OMS).
    No domingo está prevista uma reunião de ministros da saúde da Comunidade Económica dos Estados da África Central, ao passo que a Sessão de abertura da Assembleia Mundial se realiza na manhã de segunda-feira.
    A Assembleia mundial da Saúde vai dicsutir, ao longo de uma semana, temas como os Progressos relativamente ao Plano Mundial para eliminar as novas infecções do VIH-SIDA nas crianças até 2015 e manter as suas maes vivas, O Reforço e segurança na aplicação do Regulamento Sanitário Internacional, A Saúde, alterações climáticas e poluição do ar, assim como a Revisão dos Progressos da ONUSIDA.
    Serão abordadas questões ligadas àSaúde e doenças Não-Transmissíveis, A Resistência aos antimicrobianos, A saúde e os direitos relativos a sexualidade e a procriação pos 2015 e Promoção da saúde e programa nacional de vacinação e estratégia e luta contra a hepatit, entre outras.
    As delegações africanas vão centrar as suas atenções aos temas relacionados com a medicina tradicional, falsificação de medicamentos, o acesso a medicamentos essenciais, a iniciativa global de erradicação da Poliomielite e Resistência aos medicamentos antimicrobianos.
    A 67ª Assembleia Mundial da Saúde tem 14 resoluções e três decisões a ser consideradas para as delegações africanas analisarem, ligadas à Reforma da OMS, Doenças Transmissíveis, Prevenção e Controlo de Doenças Não-Transmissíveis, a Saúde do Recém-Nascido, ao Desafio global da violência contras as mulheres e meninas, o Impacto na saúde publica de exposição a compostos de mercúrio e a Promoção da saúde ao longo da vida.
    À margem da Assembleia, o ministro José Van-Dúnem deverá manter encontros com os seus homólogos de Portugal, Argentina, Cuba e Paraguai.
    No quadro da Assembleia Mundial da Saúde está previsto o 26° Conselho de Administração da Parceria da Roll Back Malaria. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Como é que Itália vê a abertura de Ursula von der Leyen para cooperar com Meloni?

    Meios de comunicação social italianos descrevem a declaração da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, como ousada,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema