Terça-feira, Maio 14, 2024
15.1 C
Lisboa
More

    Ministro da Defesa defende passos céleres para demarcação das fronteiras marítimas

    O ministro da Defesa Nacional, Cândido Van-Dúnem, defendeu hoje, segunda-feira, em Luanda, a necessidade dos membros da Comissão Inter-Ministerial para a Delimitação dos Espaços Maritimos de Angola (CIDDEMA), continuarem a dar passos céleres e seguros que viabilizem, dentro dos prazos estabelecidos, a efectiva demarcação dos limites costeiros do país.

    O titular da pasta da Defesa fez este pronunciamento no acto de encerramento do seminário da CIDDEMA, instituição integrada por representantes dos ministérios da Defesa (coordenador), Interior, Justiça, Petróleos, Pescas Ambiente, Transportes, Geologias e Minas, bem como do Estado Maior General das Forças Armadas Angolanas e da Marinha de Guerra Angolana.

    “Há que recuperar o tempo perdido, e as acções que temos vindo a desencadear visam este objectivo”, salientou, em referência à celeridade necessária para a efectiva demarcação do espaço fronteiriço maritimo angolano.

    De acordo com Cândido Van-Dúnem, este encontro encerra em si um grande compromisso com o país e traduz o assumir de uma grande responsabilidade política, económica e social perante o futuro, nesta fase crucial de desenvolvimento de Angola.

    “É também, com alto espírito de entrega, dedicação e eficácia, que devemos desenvolver e consolidar este grande projecto que é a CIDDEMA, em estreita e salutar colaboração com os nossos parceiros internacionais, que estão devidamente identificados”, ressaltou.

    Para o governante, se Angola quiser estar à altura das suas responsabilidades deve apostar permanentemente na qualificação e aperfeiçoamento profissional dos seus quadros, uma vez que é chave para o seu sucesso.

    Acrescentou que “devemos continuar a promover cursos, seminários e conferências sobre a matéria, dotando os nossos quadros das ferramentas necessárias, que lhes vão permitir desenvolver a sua missão, com alto grau de responsabilidade e qualidade requeridas, cuja meta principal é a eleboração do relatório de Angola, a submeter à Comissão de Limites das Nações Unidas”.

    “Quero com isso dizer se que abrem boas perspecticas no sentido de alcançarmos êxitos no cumprimento das metas traçadas, e para o alcance deste desiderato é necessário que nos dediquemos todos ao trabalho, com confiança inabalável”, pontualizou.

    Cândido Van-Dúnem apelou os participantes ao patriotismo, coesão, abnegação e perseverança na prossecução dos objectivos da CIDDEMA.

    A temática do encontro foi abrangente uma vez que abordou pormenores sobre os resultados dos levantamentos geológicos e geofísicos marinhos na margem continental angolana, bem como teceu pertinentes comentários sobre os cenários de ganhos territóriais expostos no primeiro seminário, ralizado no ano passado, à luz dos resultados preliminares da interpretação dos dados.

    O CIDDEMA, foi criado à luz de uma visão estratégica do Executivo angolano, com o objectivo de dinamizar a actividade de coordenação e execução dos estudos e projectos para a delimitação das fronteiras marítimas ao norte e para a extensão da plataforma continental.

    Durante o encontro foi dissertada uma palestra aos seminariandos, subordinada ao tema: “Resultados dos levantamentos geológicos e geofísicos marinhos na margem continental angolana, e comentários sobre os cenários de ganhos territoriais expostos no primeiro seminário, à luz dos resultados preliminares, da interpretação de dados”, proferida por um especialista brasileiro.

    FONTE: Angop

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Eni pretende desmembrar projetos de petróleo e gás para se adaptar às exigências do mercado energético em mudança

    A Eni , empresa de energia italiana, está a considerar desmembrar algumas participações em projetos de petróleo e gás...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema