Quinta-feira, Maio 16, 2024
18.9 C
Lisboa
More

    Ministra pede maior adesão de candidatos a doutoramento em ciências

    A ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Bragança, pediu, esta segunda-feira, em Luanda, maior adesão de candidatos angolanos a bolsas de doutoramento em ciências no Centro de Ciências LP, instalado no Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT) da Universidade Nova de Lisboa, Portugal.

    Maria do Rosário Bragança fez este pronunciamento no final de um encontro com a directora Executiva do Centro, Susana Catita, ressaltando que actualmente apenas 50 dos 156 estudantes que frequentam o curso na instituição são angolanos.

    A ministra pretende que seja feito um esforço maior para que mais angolanos ingressem na instituição, pelo que está a se reforçar a informação sobre a existência do centro e das bolsas, disponível em 2021 durante a semana de Ciência da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

    Salientou que o Centro de Ciências LP, que funciona desde Março de 2020 com apoio da UNESCO, resulta de um acordo com o Estado português, cujo objectivo principal é promover a formação avançada de jovens licenciados de países africanos e de Timor-Leste.

    O encontro visou fazer uma divulgação alargada das oportunidades que a instituição pode atribuir a estudantes, investigadores, docentes universitários e outros interessados em prosseguir a sua formação académica a nível de doutoramento, bem como adquirir competências transversais ou ver reconhecidos e valorizados trabalhos de investigação em determinadas áreas científicas, bem como integrar e participar em redes académicas e científicas internacionais.

    O Centro Ciência LP, com sede no Instituto de Higiene Medicina Tropical (IHMT) da Universidade Nova de Lisboa, visa fomentar, no contexto da UNESCO, a colaboração nos Países de Língua Portuguesa e a execução do seu Plano Estratégico de Cooperação Multilateral no domínio da ciência, tecnologia e ensino superior.

    Em paralelo, o Centro de Ciência LP pretende igualmente mobilizar e estimular as instituições de ensino superior e centros de investigação locais, a ter uma participação activa nas suas actividades e nas universidades portuguesas, que com ele desenvolvem as iniciativas, nomeadamente a nível das formações transversais, seminários e outros eventos científicos.

    Publicidade

    spot_img
    FonteANGOP

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Excesso de capacidade na indústria siderúrgica da China se espalha para os mercados de exportação

    Uma investigação do Ministério do Comércio da Tailândia poderá ampliar as medidas anti-dumping contra bobinas de aço laminadas a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema