Domingo, Maio 5, 2024
17.1 C
Lisboa
More

    Ministério Público denuncia exercício ilegal de advocacia de William Tonet

    O Ministério Público denunciou hoje, terça-feira, em Luanda, o exercício ilegal da advocacia pelo cidadão William Tonet, requerendo, por isso, a sua retirada da mesa de advogados do denominado caso “Quim Ribeiro”, enquanto mandatário do réu João Pedro Carioco.

    O facto foi revelado em pelo procurador militar adjunto das Forças Armadas Angolanas (FAA), Adão Adriano António, durante uma conferência de imprensa.

    Na ocasião, explicou que o Ministério Público requereu a retirada de William Tonet a 5 de Novembro último, após o Conselho Provincial da Ordem dos Advogados de Angola (OAA) ter feito uma denúncia à aquela instituição, sobre o exercício ilegal de William Tonet, como advogado.

    Detalhou que o suposto advogado apresentou documentos falsos relativos a sua frequência universitária à Ordem dos Advogados de Angola, que posteriormente constatou que o mesmo não concluiu sequer o primeiro ano do curso, na Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto.

    “O exercício da advocacia sem a competente autorização constitui uma violação a ética e a deontologia da profissão e, qualquer cidadão que viole estas regras está sujeito à jurisdição disciplinar, que é da competência da OAA, enquanto órgão de gestão e de disciplina dos advogados”, disse.

    Lembrou que o artigo 193º da Constituição defende que os actos profissionais de representação jurídica e o patrocínio judiciário só podem ser exercidos nos moldes determinados pela Lei.

    FONTE: Angop

    Publicidade

    spot_img

    1 COMENTÁRIO

    1. ONTEM 05.11, NO TRIBUNAL MILITAR DE LUANDA, NO JULGAMENTO DO BURILADO CASO QUIM RIBEIRO, O PROCURADOR GERAL ADJUNTO DA REPÚBLICA E PROCURADOR ADJUNTO DAS FAA, ADÃO ADRIANO, APRESENTOU UM REQUERIMENTO SOLICITANDO A EXCLUSÃO DE WILLIAM TONET DA BANCADA DOS ADVOGADOS DE DEFESA, UMA VEZ TER RECEBIDO UMA NOTA DA ORDEM DE ADVOGADOS, ASSINADA PELO SEU PRESIDENTE ,HERMENEGILDO CACHIMBOMBO, DANDO CONTA QUE DESDE O DIA 29 DE AGOSTO ESTE PROFISSIONAL TINHA A SUA CARTEIRA SUSPENSA POR NÃO TER TERMINADO HÁ MAIS DE TRÊS ANOS O SEU ESTÁGIO NA ORDEM.

      NA ALTURA A DEFESA RESPONDEU E DISSE NÃO TER SIDO NOTIFICADA DESSE FACTO ESTRANHO PELA ORDEM E ALIADA AO FACTO DO MESMO ADVOGADO TER CONCLUIDO O SEU ESTÁGIO, CONFORME CÓPIA DE RECEPÇÃO DA PRÓPRIA ORDEM DE ADVOGADOS NO DIA 12.01.2011, PELAS 11H57, RECEPCIONADO PELA DRA. ESPERANÇA GOMES.

      QUESTIONADO O RÉU, SE QUERIA MUDAR DE ADVOGADO, ESTE DISSE, QUE ENQUANTO DECORRE ESSE PROCESSO DE ESCLARECIMENTO DO DR. WILLIAM TONET, ELE SOLICITAVA A SUA DEFESA NA QUALIDADE DE DEFENSOR OFICIOSO, UMA PRERROGATIVA CONSTITUCIONAL, PELO FACTO O TRIBUNAL, NA VOZ DO JUIZ CRISTO ALBERTO, ADIOU A DECISÃO PARA O DIA 06.11.

      HOJE ELE DEFERIU O REQUERIMENTO DO MINISTÉRIO PUBLICO, NO ESTEIO DA CABALA URDIDA, SOB ALEGAÇÕES DE FACTOS NOVOS E JÁ COM ACUSAÇÕES DE FALTA DE IDONEIDADE DO ADVOGADO, QUANDO ESTE NÃO TEVE NENHUMA ACUSAÇÃO E CONDENAÇÃO COM TRÂNSITO EM JULGADO.
      TUDO NÃO PASSA DE UMA JOGADA POLÍTICA, POIS A LEI CONSTITUCIONAL DE ANGOLA TEM A VIGORAR A PRESUNÇÃO DE INOCÊNCIA, QUE FOI VIOLADA QUER PELO JUIZ CRISTO ALBERTO, COMO PELO PROCURADOR GERAL ADJUNTO ADÃO ADRIANO, QUE CONVOCOU A IMPRENSA, VIOLANDO A ÉTICA E A DEONTOLOGIA E AS NORMAS LEGAIS, PARA FALAR ESPECIALMENTE SOBRE ESTE CASO, QUESTIONANDO A FORMAÇÃO TAMBÉM DO ADVOGADO, APRESENTANDO UMA DECLARAÇÃO DE NOTAS DA UNIVERSIDDADE AGOSTINHO NETO, ATÉ À FREQUÊNCIA DO 2º ANO, QUANDO É POR DEMAIS CONSABIDO QUE O MESMO NÃO TERMINOU A SUA LICENCIATURA NESTA FACULDADE MAS SIM NUMA OUTRA, NORTE- AMERCICANA, CUJO PROCESSO REPOUSA NA ORDEM DE ADVOGADOS E NA REITORIA DA UNIVERSIDADE E QUE FORAM ESCAMOTEADOS.

      ESTA POSIÇÃO É QUE CONFIGURA UM CRIME.

      MAS A ACTUAL SITUAÇÃO MOSTRA QUE A ORDEM DE ADVOGADOS DE ANGOLA É UMA ORGANIZAÇÃO AO SERVIÇO NÃO DOS SEUS ASSOCIADOS MAS DOS ÓRGÃOS DA SEGURANÇA DE ESTADO E PROCURADORIA E DE PERSEGUIÇÃO DOS SEUS MEMBROS, POIS O ACTUAL BASTONÁRIO CHEGA AO PONTO DE ENVIAR OS PROCESSOS DOS SEUS MEMBROS, SEM AUTORIZAÇÃO, PARA A SEGURANÇA DE ESTADO E NÃO SÓ COMO NO CASO VERTENTE DE WILLIAM TONET.

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Presidente Joe Biden propõe nova embaixadora para Angola

    O Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Joe Biden, anunciou a sua intenção de nomear Abigail L. Dressel...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema