Segunda-feira, Abril 29, 2024
14.9 C
Lisboa
More

    Médico da Sagrada Esperança morre de Covid-19

    O médico José Severino Abel, da Clínica Sagrada Esperança, da Endiama , é o primeiro profissional de Saúde a perder a vida, em consequência da pandemia da Covid-19, na quarta-feira. Do mesmo modo, o comissário José Horácio da Silva, segundo comandante nacional dos Bombeiros, também morreu vítima da doença.

    Pelo passamento fisico de ambos, ontem, momentos antes da sessão diária de actualização de dados, foi observado um minuto de silêncio, em memória daqueles “combatentes da linha da frente”.

    “Queremos render uma singela homenagem aos dois combatentes incansáveis da linha da frente, na luta sem tréguas contra a Covid-19”, disse o secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda.

    Mais 39 infecções Em relação à situação epidemiológica no país, nas últimas 24 horas, foram confirmadas 39 infecções, todas da província de Luanda. Os infectados têm idades entre um e 73 anos. Destes, 25 são homens e 14 mulheres.

    Franco Mufinda apontou as localidades da Ingombota, Maianga, Talatona, Rangel , Belas e Cacucaco as que mais ocorrências registaram. Além dos infectados, ontem, foram recuperadas 10 pessoas.

    O secretário de Estado esclareceu, por outro lado, que o caso que se encontra em isolamento na província da Namibe deu negativo, baseando-se nos exames da biologia molecular RTP-CR. Sublinhou que os dois casos registados na província

    Médico da Sagrada Esperança morre de Covid-19

    do Cunene é fruto da violação da cerca sanitária da província de Luanda.

    Para evitar a propagação da doença, Franco Mufinda pediu, uma vez mais, o redobrar dos esforços epidemiológicos e observar as medidas de prevenção, como o uso correcto da máscara facial, lavagem com frequência das mãos com água e sabão e o recurso ao álcool em gel. Acrescentou ser ainda importante o distanciamento físico, etiqueta ao respirar ou ao tossir e, sobretudo, a não violação da cerca sanitária.

    “Voltamos a apelar à responsabilidade de cada elemento que compõe o núcleo familiar, no observar as medidas de prevenção, que consistem no comportamento

    de risco que pode ser um perigo para a sociedade”, disse o governante.

    Para Franco Mufinda, as pessoas podem se deslocar aos mercados, mas para pouco tempo e, também, não constantemente, para evitar as aglomerações.

    Nas paragens de táxis, aconselhou a manter a observância do distanciamento social ou físico. Lembrou que é fundamental que o táxi tenha apenas 50 por cento da lotação, o que é recomendado pelas autoridades, além de evitar ao máximo ambiente de aglomerações por longo tempo.

    Dados adicionais O país tem, desde ontem, um acumulado de 851 casos con-

    firmados, 236 recuperados, 33 óbitos e 582 casos activos. Destes, 15 estão em estado crítico com ventilação mecânica invasiva, sendo que três necessitam de hemodiálise. Os restantes estão clinicamente estáveis nas unidades sanitárias de referência.

    O secretário de Estado lembrou que o Centro Integrado de Segurança Pública recebeu 76 chamadas, das quais quatro de denúncias de casos suspeitos, três de violação do Estado de Calamidade e 69 pedidos de informação da Covid-19.

    Franco Mufinda disse que o total de amostras processadas é de 55.482, sendo 851 positivas e 54.631 negativas. Informou ainda que foram realizados 28.847 testes rápidos serológicos.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BNA aprova Visão do Sistema de Pagamento em Novembro

    O Banco Nacional de Angola (BNA) prevê aprovar a Visão do Sistema Nacional de Pagamento, para o período 2023/2028,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema