Quinta-feira, Maio 16, 2024
13.5 C
Lisboa
More

    Lula pede união contra ‘aventura fascista’ no Brasil

    O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu que os “democratas” esqueçam suas diferenças e se unam para evitar que o Brasil seja arrastado para uma “aventura fascista” nas eleições de domingo, em que Jair Bolsonaro é favorito contra Fernando Haddad.

    “Chegamos ao final das eleições diante da ameaça de um enorme retrocesso para o país, a democracia e nossa gente tão sofrida. É o momento de unir o povo, os democratas, todos e todas em torno da candidatura de Fernando Haddad”, defendeu Lula em uma carta publicada nesta quarta-feira pela campanha do Partido dos Trabalhadores (PT).

    Lula, que cumpre desde Abril uma pena de 12 anos e um mês de prisão por corrupção, é tão admirado quanto repudiado no país.

    Parte da população o associa aos programas de inclusão social de seus governos, mas para outros sua imagem e a do PT está manchada pelos escândalos da Lava Jato.

    Muitos líderes de centro e centro-esquerda se limitaram a um “apoio crítico” a Haddad, escolhido candidato do PT depois da impugnação da candidatura de Lula.

    Em sua carta, o ex-presidente pede que as polémicas não abram caminho para Bolsonaro, capitão reformado do Exército reputado por suas declarações misóginas, racistas e homofóbicas e por sua defesa da ditadura militar (1964-85).

    “Se há divergências entre nós, vamos enfrentá-las por meio do debate, do argumento, do voto. (…) Não podemos deixar que o desespero leve o Brasil na direcção de uma aventura fascista, como já vimos acontecer em outros países ao longo da história”, escreveu.

    Na terça-feira à noite, o rapper Mano Brown participou de um ato de campanha de Haddad no Rio de Janeiro, criticando a “cegueira” do PT.

    “Não gosto de clima de festa. A cegueira que atinge lá, atinge aqui também. Isso é perigoso. Não tá tendo clima pra comemorar”, afirmou o líder dos Racionais MC ao lado de Caetano Veloso e Chico Buarque.

    “Não estou pessimista. Sou realista (…) Se não conseguir falar a língua do povo, vai perder”, acrescentou.

    Bolsonaro obteve no primeiro turno 46% dos votos, frente a 29% para Haddad. (Afp)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Excesso de capacidade na indústria siderúrgica da China se espalha para os mercados de exportação

    Uma investigação do Ministério do Comércio da Tailândia poderá ampliar as medidas anti-dumping contra bobinas de aço laminadas a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema