Domingo, Abril 28, 2024
12.3 C
Lisboa
More

    Luanda e Lagos com voo directo

    O novo embaixador nigeriano acreditado em Angola, Folorunso Olukayode Otukoya, afirmou ontem que a ligação aérea directa, prevista para Setembro, entre Luanda e Lagos, ajuda a fortalecer as relações com Angola em todos os domínios.
    Folorunso Olukayode Otukoya, que entregou na semana passada ao Presidente angolano as suas cartas credenciais, declarou à Angop que, em termos globais de negócios, o aprofundamento da cooperação económica bilateral passa pela redução do tempo de viagem entre os dois Estados africanos, que passa a ser feita por voos directos entre Luanda e Lagos.
    “Creio que esta ligação vai aumentar o intercâmbio entre os cidadãos nigerianos e angolanos e, consequentemente, incrementar o volume das trocas comerciais nas mais variadas áreas”, afirmou o embaixador nigeriano.
    Angola e a Nigéria têm vindo a negociar, desde 2009, as modalidades para o estabelecimento de uma ligação aérea directa entre as duas capitais. O antigo embaixador nigeriano em Angola, Layiwola Laseinde, que terminou a missão a 30 de Julho de 2010, já tinha anunciado que os voos directos entre Angola e Nigéria pela TAAG e a Arik Airlines, podem trazer benefícios à circulação de pessoas e mercadorias nos dois sentidos.
    Ao avaliar o estado das relações político-diplomáticas e económicas, o novo chefe da missão diplomática nigeriana em Angola disse que estão “a bom nível”, mas que é sua intenção “reforçar cada vez mais a interacção entre os cidadãos dos dois Estados, a fim de intensificar a sua cooperação económica”. Folorunso Olukayode Otukoya é mestre em Ciências Políticas Internacionais e ocupou os cargos de encarregado de negócios no Japão e primeiro secretário nos Estados Unidos da América.

    Liberalização de vistos

    A liberalização dos vistos de entrada, especialmente para os empresários angolanos e nigerianos que pretendam comercializar bens e serviços em Angola e na Nigéria é uma das prioridades do novo embaixador nigeriano.
    O diplomata nigeriano reconheceu que o atraso na concessão de vistos de entrada, tanto para angolanos como para nigerianos, que pretendem deslocar-se aos dois países, impede o aumento do volume das trocas comerciais.
    “Esta é nossa preocupação e creio que, com um diálogo aprofundado entre os dois governos, podemos liberalizar os vistos, especialmente para os homens de negócios dos dois Estados que tencionam comercializar bens e serviços em Angola e na Nigéria”, afirmou.
    O embaixador adiantou que pretende igualmente prosseguir com as reuniões regulares da Comissão Mista Bilateral Angola-Nigéria para a discussão de novas áreas de investimentos e tornar mais efectivas as relações económicas, de acordo com os interesses de cada país. Os dois países reuniram esta comissão em 2009, em Luanda, e, em Abuja, em 2010. Este ano, segundo o diplomata, está a ser preparada uma outra reunião em Luanda. Segundo Folorunso Otukoya, isso é sinal de que os dois países estão a avançar com os seus objectivos no sentido de diversificarem os negócios.
    A República da Nigéria manifestou a intenção de reforçar a cooperação com Angola nos domínios da banca e dos transportes aéreos. Desde 2009, bancos nigerianos mostram-se interessados em investir no sector bancário angolano, nomeadamente o United Bank for Africa (UBA), que negoceia com o Banco Nacional de Angola (BNA) a instalação no país.

    Fonte: Jornal de Angola

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Haddad diz que é extremamente complexo conviver com presidente do BC que você não escolheu

    O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo que seria uma enorme surpresa...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema